A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) informa que a equipe que representará o Brasil na segunda edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025, competição que será realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, no Paraguai, está em fase final de preparação. O elenco será composto pelos atletas Juliana Viana, Juliana Barboza, Davi Silva e Deivid Silva. O time será comandado pelo técnico Marco Vasconcelos, com Renato Araújo como chefe da delegação. Em Cali-2021, a modalidade conquistou três medalhas de bronze para o país.
O técnico Marco Vasconcelos comentou sobre a perspectiva para Assunção-2025. “Em relação às expectativas, nós temos três atletas que vão jogar pela primeira vez o Pan Sub-23, que são a Juliana Barbosa e os dois irmãos (Davi e Deivid). A Juliana Viana já jogou e foi bronze, então temos como meta superar as medalhas de Cali. A gente não tem conhecimento sobre alguns rivais porque alguns deles não fizeram o circuito, mas iremos estudar durante o campeonato e vamos de jogo a jogo em busca de tentar subir no pódio mais alto”, afirmou o treinador.
Entre os convocados, apenas Juliana Viana, que está com 20 anos, disputou a edição anterior do torneio, em Cali-2021, quando conquistou a medalha de bronze na chave individual feminina. Já Juliana Barboza, de apenas 17, e os irmãos Davi e Deivid, ambos com 22, farão suas estreias na competição continental da categoria Sub-23. Na edição colombiana há quatro anos, os demais pódios, todos em terceiro lugar, foram conquistados por Jonathan Matias, na disputa simples masculina, e nas duplas mistas com o mesmo atleta ao lado de Jaqueline Lima.
Análises individuais sobre a equipe
Responsável pelo comando técnico da equipe, Marco Vasconcelos fez uma avaliação individual dos atletas que representarão o Brasil no Pan Júnior de Assunção-2025. “A Juliana Barbosa é bem novinha e está indo para ganhar experiência para possivelmente, não se sabe o futuro, daqui a quatro anos ela tenha uma oportunidade de disputar as medalhas. Então, ela é uma atleta que nós estamos levando para uma experiência, para conhecer o campeonato, para conhecer adversários, para daqui a quatro anos”, explicou o treinador.
A expectativa maior recai sobre Juliana Viana, que esteve nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, quando conquistou a primeira vitória de uma mulher brasileira no megaevento. A chance aumenta porque ela chega em boa forma física e técnica. “A Juliana esteve há pouco tempo na Olimpíada e é uma atleta que está bem. As expectativas são normais em relação a ela: manter o pódio. Ela tem treinado bem e está preparada”, avaliou Marco Vasconcelos. A jogadora acaba de ser campeã do Campeonato Pan-Americano Adulto de Badminton de 2025.
Sobre os irmãos Deivid e Davi, Marco Vasconcelos destacou o perfil de cada um: “O Davi tem sido o nosso atleta direcionado para as duplas, mas quis dar uma oportunidade na simples porque ele tem uma boa leitura de jogo. É um cara que tem visão de jogo, uma capacidade de entender o que acontece na quadra na simples e é uma das nossas apostas também. Já o Deivid tem treinado bem e mostrado evolução tática e técnica. Acreditamos que pode fazer um excelente campeonato”, completou o treinador.
Treinos e preparação
Antes do início dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025, a delegação brasileira participa de treinos oficiais em Assunção. Os atletas e os demais integrantes da equipe embarcaram para o Paraguai na manhã desta quinta-feira (7). De acordo com o cronograma da organização, o Brasil tem sessões de treino marcadas para os dias 7, 8 e 9 de agosto, sempre nas quadras principais do ginásio sede da competição. Essa preparação presencial será fundamental para adaptação às condições do local e observação dos adversários.
Os quatro brasileiros enfrentam adversários de diferentes regiões do continente. No feminino, Juliana Viana, cabeça de chave número 1, estreia contra a porto-riquenha Kerianet Morales, enquanto Juliana Murosaki encara a peruana Sofia Junco em sua primeira partida. Entre os homens, Deivid Silva mede forças com o venezuelano Ricardo Torres, e Davi Silva terá pela frente o salvadorenho Melvin Calzadilla na rodada inicial. As vitórias garantem vaga na segunda rodada e mantêm os brasileiros na disputa por medalha no torneio individual.
Delegação brasileira de badminton – Assunção 2025
- Juliana Vieira Viana – Club Atlético Paulistano
- Juliana Akemi Barboza – Arqueiros de Campinas
- Davi Carvalho Marinho da Silva – Club Atlético Paulistano
- Deivid Carvalho Marinho da Silva – Associação Miratus de Badminton
- Técnico: Marco Vasconcelos
- Chefe de equipe: Renato Araújo
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YGOR GABRIEL RESENDE DA SILVA
[email protected]