Com tantas mudanças no mercado de trabalho, entrada no empreendedorismo e se dá por necessidade para uns e pelo sonho de ter o próprio negócio para outros
Em um mundo em constante mudança comportamental a evolução tecnológica e as mudanças na legislação trabalhista têm impulsionado novas modalidades de trabalho.
O modelo tradicional de emprego, baseado na CLT, vem sendo substituído por alternativas como o trabalho por PJ (Pessoa Jurídica), que muitas vezes representa um passo inicial para o empreendedorismo.
O empreendedorismo tem papel marcante nesse novo cenário, trazendo respostas e oportunidades
Segundo o Sebrae são duas grandes razões para as pessoas partirem para o empreendedorismo:
– Por necessidade – Quando o trabalhador se vê sem opções de cargos em empresas e busca no negócio próprio a sua fonte de renda.
- Busca por qualidade de vida e realizações– Muitos começam cedo no mercado empreendedor ou atuam em outras organizações até decidirem abrir seu próprio negócio.
“O mercado de trabalho já antes da pandemia vinha mudando o viés de contratação, substituindo o contrato CLT, que tem encargos pesados, por PJ (Pessoa Jurídica) e ‘ser um PJ’ é um início de empreendedorismo, pois requer que o contratado tenha uma empresa”, explica Dr. Rizzieri Gomes, empresário pós graduado em gestão de novos negócios pela Fundação Dom Cabral.
“Temos algumas vertentes mudando o cenário de trabalho: Uma nova geração mais independente desapegada que quer gerar empregos, renda e desenvolvimento do país.Isso faz com que as pessoas busquem mais um negócio próprio para empreender“, completa o consultor.
“Uma tendência do momento atual do mercado de trabalho que já acontece é o fato de que muitas equipes não precisam mais trabalhar ao mesmo tempo, ou seja, o futuro do trabalho é assíncrono, então cada um pode ajustar sua agenda de acordo com suas necessidades e compromissos e assim quando a equipe se conecta o tempo se torna mais proveitoso”, acredita ele.
“Logicamente o melhor modelo de empreender é por oportunidades na qual permite maiores chances de sucesso, podendo ser melhor planejado com chances de mais recursos e melhores resultados. Dentro do mercado de trabalho é fundamental ser empreendedor, seja como colaborador de uma empresa, proprietário de uma marca ou franquia: isso significa que o negócio tem mais chances de sucesso”, destaca Rizzieri.
Apesar de muitos trabalhadores irem para o caminho do “empreendedorismo por necessidade”, um grande número de pessoas têm o empreendedorismo como sonho e objetivo de vida, o que tem forte impacto no novo momento do trabalho.
Para o Sebrae, o cidadão brasileiro tem espírito empreendedor e muita criatividade e o que o empreendedorismo tem papel fundamental na economia brasileira com geração de emprego e renda e como contribuição para o desenvolvimento do País.
“Estamos num caminho sem volta, ser empreendedor é uma realidade e necessidade cada vez maior para todos, que está intimamente ligado ao sucesso da sua carreira profissional”, projeta o especialista.
Conheça o trabalho do Dr. Rizzieri Gomes
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]