Casa Europa diversifica cardápio e serviços e se consolida como um dos queridinhos de São Paulo

Além do cardápio e público consolidados, outros números chamam a atenção: 800 kg de massa fresca são produzidas por mês; e o delivery atender cerca 3 mil pedidos

MARINA FRANCO
08/08/2025 12h08 - Atualizado há 8 horas

Casa Europa diversifica cardápio e serviços e se consolida como um dos queridinhos de São Paulo
Foto: Agência IOU

 

 

Comandado há sete anos pelo chef Alexandre Vorpagel, o Casa Europa se consolidou como um dos mais disputados de São Paulo. Localizado na charmosa Gabriel Monteiro da Silva, no coração dos Jardins, o restaurante traz uma proposta que une gastronomia europeia de excelência, massas artesanais e frutos do mar fresquíssimos, a casa atrai um público fiel e apaixonado, que lota o salão todos os dias da semana e faz reservas com antecedência para garantir uma mesa.

O cardápio é extenso e variado, e agrada tanto aos amantes da cozinha italiana quanto aos fãs de pescados frescos, cortes nobres e pratos de inspiração afetiva. Logo na entrada, chama atenção o balcão de peixes e mariscos frescos, com visual que remete aos mercados de frutos do mar europeus. É ali que começam as experiências com iguarias como ostras frescas, vieira na concha, além dos delicados crudos de salmão, atum e peixe branco, servidos com molhos cítricos e toques de oleaginosas, ressaltando o frescor e a qualidade da matéria-prima.

Considerado também um templo das massas artesanais (todas produzidas internamente com receitas originais e ingredientes premium), o Casa Europa traz em seu cardápio por exemplo o Tagliolini Nero com Frutos do Mar, o Pappardelle com Ragù de Costela e o Ravioli de Maçã com Cogumelos e Molho Gorgonzola. Há ainda preparos clássicos como Carbonara, Cacio e Pepe, e massas recheadas como Casoncelli di Zucca e Agnolotti de Bochecha de Boi, que revelam a alma criativa da cozinha.

Os pratos principais seguem a mesma linha de variedade e excelência: do mar, vêm opções como Robalo com Limão Trufado, Polvo Grelhado com Batatinhas e a exuberante Panelinha do Mar, com camarão, polvo, lula, mexilhões e peixe. Da terra, brilha o Medalhão de Filet Mignon com Risoto de Cogumelos, além do disputado Bife da Diretoria, corte alto de ancho com batatas fritas e molho béarnaise.

Além da experiência no salão, o Casa Europa é um dos campeões de delivery em São Paulo. Os números impressionam: são cerca de 3 mil pedidos por mês, o que reforça a força da marca mesmo fora das paredes do restaurante. Uma curiosidade: o volume de entregas do restaurante se manteve o mesmo que era praticado durante a pandemia, algo incomum no mercado, após o final do período de reclusão.

A Casa também realiza uma produção impressionante de massas artesanais: são comprados em média 200 kg de farinha por semana, totalizando 800 kg de massa fresca produzida no mês – ou seja, quase 1 tonelada de massa, que é servida no próprio Casa Europa e vendida para outros restaurantes.
     

Chef Alexandre Vorpagel

A excelência do salão se reflete nos bastidores, sob o comando do chef Alexandre Vorpagel, que há sete anos está à frente da cozinha. Natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, encontrou na cozinha sua vocação: uma paixão que surgiu desde a adolescência rebelde, quando morou em Porto Alegre e Curitiba. Autodidata, com estilo direto e espírito inquieto, o chef carrega um DNA hardcore e uma liderança firme, porém generosa, à frente de uma equipe com mais de 30 profissionais.

Além de ser o chef executivo da casa, Vorpagel também comanda a produção artesanal de massas para todo o grupo. Seu trabalho é reconhecido pela consistência, pelo rigor técnico e pelo olhar atento aos detalhes. Ele mantém relações próximas com fornecedores selecionados, garantindo ingredientes de excelência e criando um elo de confiança que se reflete nos pratos.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA FRANCO
[email protected]


Notícias Relacionadas »