O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), passou a funcionar também aos domingos, das 9h às 15h, exceto feriados. A medida, segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, tem como objetivo ampliar o acesso da população ao local, facilitando o processo de adoção de animais, especialmente para quem não pode comparecer durante a semana.
No momento, mais de 300 animais entre cães e gatos aguardam por um novo lar. Todos são entregues aos adotantes já castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e com Registro Geral do Animal (RGA), conforme legislação municipal. Para adotar, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e pagar uma taxa simbólica.
A adoção é precedida por uma entrevista para avaliar o perfil do interessado, podendo incluir vistoria no imóvel e acompanhamento pós-adoção. A orientação da Cosap é que os tutores estejam conscientes das responsabilidades envolvidas na guarda dos animais, garantindo segurança e bem-estar ao longo da vida dos pets.
Um dos incentivos oferecidos é o Cartão Cuida Bem Idoso, destinado a quem adota animais com mais de oito anos de idade. O cartão garante atendimento vitalício e prioritário nos hospitais veterinários públicos da capital, voltados à população de baixa renda e distribuídos pelas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade.
O Centro de Adoção está localizado na Rua Santa Eulália, 86, em Santana, na zona norte. O atendimento segue de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados e domingos, das 9h às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2974-7892.