Golpes bancários focam nos pais durante o mês de agosto

Só no setor financeiro, mais de 300 sites falsos são criados por dia no Brasil. Saiba como proteger quem você ama com orientações da Redbelt Security.

CAREN GODOY
01/08/2025 11h20 - Atualizado há 17 horas

Golpes bancários focam nos pais durante o mês de agosto
Eduardo Lopes_CEO da Redbelt Security
“Atualize seus dados”, “Desbloqueie seu novo limite”, “Crédito aprovado para o presente do Dia dos Pais”. As mensagens chegam por SMS, e-mail ou WhatsApp com aparência legítima, mas por trás delas, estão golpistas tentando enganar pais que, independentemente da geração, não dominam muito bem as armadilhas do ambiente digital.

O alerta foi compartilhado pela Redbelt Security, consultoria especializada em cibersegurança, que, recentemente, registrou a criação de páginas falsas relacionadas a bancos e instituições financeiras. Segundo o levantamento, só no setor financeiro, são criados 321 sites falsos por dia no Brasil, o equivalente a 14 por hora. Usuários mais velhos podem ser vítimas fáceis para esses domínios maliciosos. Pais que usam o celular para pagar contas, acessar o banco ou buscar promoções para comemorar a data, mas que não estão familiarizados, muitas vezes, com as armadilhas online.


"O perfil típico das vítimas são pessoas que utilizam tecnologia no dia a dia, mas não compreendem completamente como ela funciona. Isso inclui muitos pais que, apesar de ativos digitalmente, não desenvolveram ainda a desconfiança necessária para identificar ameaças online", explica Eduardo Lopes, CEO da Redbelt Security.

Essas fraudes geralmente chegam por e-mail, SMS, WhatsApp ou até via redes sociais, disfarçadas como mensagens legítimas de instituições financeiras. Para proteger os pais, e qualquer pessoa mais vulnerável digitalmente, a Redbelt Security recomenda um acompanhamento próximo e conversas frequentes.

1. Entenda o que o seu pai busca na internet e o oriente com base nisso: pesquisas apontam que adultos mais velhos estão cada vez mais conectados, com interesses que vão de tecnologia a saúde e relacionamentos. Se seu pai costuma buscar por “celular para idoso” ou “empréstimos pessoais”, por exemplo, vale explicar como esses temas podem ser usados em fraudes. Mostre como golpistas agem nesses contextos e reforce o cuidado com mensagens que pedem dados pessoais ou pagamentos.

2. Ensine seu pai a desconfiar de promoções boas demais ou de mensagens que despertam senso de urgência: muitos golpes se passam por oportunidades imperdíveis, como ofertas com preços muito baixos, aumento de limites de cartão, empréstimos pré-aprovados. Ensine seu pai a desconfiar sempre que a mensagem pedir urgência em uma ação, como “clique agora, prazo acaba em algumas horas”, ou oferecer vantagens demais, com descontos acima do normal. Um simples clique pode levar a roubo de dados sensíveis que poderão ser usados em outras fraudes.

3. Mostre que nem todo e-mail ou mensagem de banco é confiável: explique que instituições bancárias nunca pedem informações sensíveis por e-mail, SMS ou WhatsApp. Mesmo que a mensagem pareça verdadeira, o ideal é sempre acessar diretamente o app ou site oficial. Se possível, incentive o uso de canais de verificação, como o telefone do banco ou o gerente de confiança.

4. Fale sobre a importância de cuidar do telefone celular como se fosse a carteira: hoje, o celular concentra senhas, apps de banco e dados pessoais. Perdê-lo hoje em dia pode dar mais dor de cabeça do que perder a carteira. Não é à toa que golpistas focam em acessar os telefones das vítimas para aplicar fraudes. Fale sobre isso com o seu pai, e o oriente sobre o uso de senha de bloqueio, autenticação em duas etapas e sobre a importância de não deixar o aparelho destravado, especialmente em locais públicos.

5. Ensine a identificar fake news e golpes com apelo emocional: muitos pais recebem e compartilham mensagens alarmantes sem verificar a fonte. Mostre como confirmar informações em portais confiáveis e alerte para o perigo de mensagens cheias de adjetivos, linguagem agressiva ou convites para clicar em links suspeitos. Fale também sobre golpes que envolvem pedidos de ajuda ou transferências urgentes, de pessoas se passando por filhos ou sobrinhos.

“A internet não perdoa distrações. Por isso, a melhor proteção é o conhecimento. Ensinar nossos pais a identificar uma fraude pode ser o melhor presente que damos a eles neste mês”, completa Eduardo Lopes.

E se o golpe acontecer?

Caso a fraude se concretize, é importante agir rápido: contatar imediatamente o banco ou a operadora do cartão, registrar um boletim de ocorrência e, se for PIX, acionar a opção de devolução pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED). Mais do que nunca, proteger quem a gente ama também é ensiná-los a se proteger. E isso vale para todos os meses, não só o de agosto.

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CAREN GODOY DE FARIA
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