Evento ‘No Quintal do Batakere recebe Sinergia Marginal’ celebra a ancestralidade através da arte

A programação reúne artistas que fazem do corpo, da memória e da ancestralidade suas ferramentas de criação e resistência através da dança, da música, contação de histórias e vivências periféricas.

Redação - Itaquera em Notícias
01/08/2025 09h16 - Atualizado há 2 dias

Evento ‘No Quintal do Batakere recebe Sinergia Marginal’ celebra a ancestralidade através da arte
Imagem: Joab Rodrís

No próximo sábado, dia 02 de agosto de 2025, a partir das 15h, acontece o evento gratuito “No Quintal do Batakere recebe Sinergia Marginal”, no Espaço Batakere, na Zona Leste de São Paulo. 

A iniciativa, conduzida pelo coletivo Sinergia Marginal (@sinergiamarginal), formado pelos artistas Emersu e Mafê, propõe um encontro reunindo diferentes vozes e corpos em diálogo com o território, a memória e a força ancestral que habita as periferias.

A programação tem início às 15h, com o acolhimento do público. Às 16h, a artista Silvana de Jesus apresenta o solo “GIRAR!”, um espetáculo que evoca as lembranças da infância e os gestos que ainda vibram no presente. Através da dança em espiral, Silvana reconecta corpo, tempo e espiritualidade em um movimento contínuo de roda e resistência, onde o brincar e o girar se tornam expressões vivas da ancestralidade.

Às 17h, o coletivo anfitrião Sinergia Marginal sobe ao palco com o espetáculo “Se São Paulo germinou, foi Nordeste quem plantou”, uma obra de dança e multilinguagem que reflete sobre a presença fundamental da migração nordestina na construção cultural e estrutural da cidade de São Paulo. Com música, corpo, voz e contação de histórias, o espetáculo rememora vivências periféricas, denuncia apagamentos históricos e celebra as raízes que sustentam a identidade paulistana.

E às 18h, Pedro Peu apresenta “Ao Som do Berimbau”, uma performance que une voz, percussão e dança, convidando o público à participação ativa. Inspirado pela capoeira Angola e pelas danças afro-brasileiras que compõem sua vivência cotidiana, Pedro conduz o público por uma trilha sonora autoral, conectando o ritmo do berimbau ao pulso da ancestralidade e à celebração coletiva do corpo em movimento.

O evento “No Quintal do Batakere recebe Sinergia Marginal” propõe um gesto de resistência e reencantamento do território, um espaço onde arte e comunidade se entrelaçam como raízes vivas que brotam entre os becos e vielas da Vila Santa Inês. Como diz Nego Bispo: “Nós somos o começo, o meio e o começo. Nossas trajetórias nos movem, nossa ancestralidade nos guia.”

Para mais informações, acompanhe o perfil @sinergiamarginal nas redes sociais.

A ação faz parte do projeto “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou”contemplado pelo Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Serviço:  Evento “No Quintal do Batakere recebe Sinergia Marginal”

Com Sinergia Marginal e grupos convidados - Grátis. Classificação Livre.

Quando: 02 de agosto de 2025 (sábado) - Horário: 15h - Onde: Espaço Batakere - Rua Cinturão Verde, 227 - Comunidade Vila Santa Inês - Zona Leste - São Paulo - SP - Capacidade: 200 lugares. Acessibilidade: Não. Estacionamento: Não. 

Programação:

  • 16h – Silvana de Jesus  -  Espetáculo: “GIRAR!” - Duração: 40 minutos
  • 17h – Sinergia Marginal -  Espetáculo: “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou” - Duração: 40 minutos
  • 18h – Pedro Peu -  Espetáculo: “Ao Som do Berimbau” - Duração: 40 minutos. 


FONTE: Assessoria de Imprensa
Notícias Relacionadas »