Arquiteta curitibana transforma jato executivo em suíte de luxo no Espírito Santo

Projeto idealizado por Eliza Bastos, da Monaliza Arquitetura, começou com um problema no carro e decolou rumo a um dos projetos mais inusitados da arquitetura nacional

JANA FOGAçA
30/07/2025 12h27 - Atualizado há 1 dia

Divulgação

O que era para ser apenas um conserto de carro se transformou em um dos projetos mais ousados e surpreendentes da carreira da arquiteta curitibana Eliza Bastos. Com 23 anos de atuação à frente do escritório Monaliza Arquitetura, ela aceitou o desafio de transformar um jato executivo em uma suíte de hospedagem. O avião, um Gulfstream G159, com 26 lugares e 20 metros de comprimento, foi adquirido em um leilão, transportado de Curitiba (PR) até o Espírito Santo e hoje abriga uma suíte de luxo na pousada Aero Sofiste, na região do Caparaó.
“Eu estava com o carro na oficina, preocupada com o orçamento do conserto, quando o dono da oficina descobriu que eu era arquiteta, me lançou uma proposta: embarcar com ele no sonho de transformar um avião em uma hospedagem diferenciada. Foi tão inesperado quanto irrecusável”, conta Eliza.
A proposta inusitada deu origem a um projeto arquitetônico que alia preservação da história da aeronave com conforto e sofisticação.
No caso da suíte aérea, a complexidade não ficou apenas no conceito. A aeronave foi transportada de Curitiba até o Espírito Santo em uma logística que envolveu desmontagem e readequação estrutural. A parte interna foi adaptada para garantir conforto e sofisticação, sem perder a identidade original do jato, o que resultou em uma ambientação que remete à experiência de estar a bordo, mesmo em solo firme. A cabine original foi mantida.
“A grande beleza desse projeto está no desafio de transformar um espaço com função tão específica em algo completamente novo, mas sem apagar a sua essência. Cada detalhe foi pensado para oferecer uma experiência única aos hóspedes, sem descaracterizar a aeronave”, explica a arquiteta.
Iniciado em 2022, o projeto arquitetônico levou cerca de um ano até sua conclusão e foi oficialmente inaugurado no último dia 18 de julho. Desde então, a suíte tem chamado a atenção não só de visitantes em busca de experiências diferenciadas, mas também da comunidade de design e arquitetura, interessada em soluções criativas e funcionais.
Hoje, quem visita a pousada pode viver a experiência de dormir dentro de um avião sem sair do solo.


Tradição em inovação
Eliza Bastos é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e premiada em concursos nacionais como o Revestir, promovido pelo IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil. Com uma trajetória marcada por projetos residenciais, comerciais e culturais, já assinou obras em diferentes estados, incluindo São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Em seu portfólio estão desde residências de alto padrão até projetos de grandes eventos, como o Festival de Teatro de Curitiba e o show de Pearl Jam, onde atuou como responsável técnica.
“Projetar é dar forma a sonhos. Às vezes, esses sonhos chegam de maneiras inesperadas, como em uma oficina mecânica”, brinca Eliza.
A suíte está aberta para reservas na pousada Aero Sofiste, em Divino de São Lourenço (ES), e tem atraído viajantes em busca de experiências únicas, combinando natureza, originalidade e conforto em um só destino.
Mais do que um case de design, o projeto representa a síntese de um encontro improvável entre um sonho visionário e a capacidade técnica de uma profissional que, com sensibilidade e ousadia, transformou um avião aposentado em uma nova forma de acolher.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): JANAINA DE LIMA FOGACA
contato@agenciadescomplica.com.br

FONTE: www.vempradescomplica.com.br