Grupo de Apoio à Loucura realiza projeto ‘Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração’ em São Paulo

Coletivo artístico São José do Rio Preto convida o público a refletir sobre gênero e diversidade, com ações na Casa Farofa, na Bela Vista

GABRIELA GANZAUSKAS
28/07/2025 11h36 - Atualizado há 13 horas

Grupo de Apoio à Loucura realiza projeto ‘Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração’ em São Paulo
Ruy Barbosa Jr./Divulgação
O projeto Ensaios Sobre Artivismo: Do Ventre à Celebração, do Grupo de Apoio à Loucura (GAL), de São José do Rio Preto, será realizado, na Casa Farofa, na Bela Vista, em São Paulo, de 1 a 3 de agosto. As ações do projeto envolvem a exibição do curta-metragem O ventre do traviarcado, seguida de roda de discussão, e uma oficina de criação coletiva cujo resultado será alvo de uma apresentação pública na cidade.

Por meio dos Ensaios Sobre Artivismo: Do Vente à Celebração, o GAL revisita a sua trajetória artística, marcada pela abordagem de temas sociais urgentes como a interseccionalidade e a luta contra a intolerância sobre corpos e vivências dissidentes. 

 
O projeto é uma forma do coletivo rio-pretense se reafirmar como agrupamento e rede de apoio para corpos dissidentes em um país que ainda é líder mundial em assassinato de pessoas trans, aliando-se a outras artistas rio-pretenses reconhecidas no cenário nacional da cultura LBTQIA+.
 
Segundo Murilo Gussi, fundador do GAL, as manifestações artísticas, que historicamente são alvo de uma censura moralista, têm um papel importante na geração de reflexão e conhecimento, sensibilizando as pessoas para uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária. “Nosso projeto reúne obras e ações que convidam para uma reflexão sobre o respeito às diferenças e as liberdades individuais, convidando as comunidades a uma experiência artística em torno da diversidade de corpos”, destaca.
 
Contemplado em edital de fortalecimento da Cultura LGBTQIA+ do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração circulará, até setembro, por oito cidades paulistas: Ribeirão Preto, Bauru, São Paulo, Santos, São José dos Campos, Campinas, Araçatuba e Presidente Prudente.
 
Programação 
Em São Paulo, as ações do projeto Ensaios sobre Artivismo: Do Vente à Celebração serão realizadas na Casa Farofa, na Bela Vista. Todas as atividades são de graça.
 
A programação tem início no dia 1 de agosto (sexta-feira), às 19h, com a exibição do filme O ventre do traviarcado, dirigido por Gaia do Brasil e protagonizado pelas artistas Christina Martins, Agatha Renard e Stella She. A obra revisita fatos históricos da comunidade LGBTQIA+, como a eclosão da epidemia de HIV nos anos 1980; a Operação Tarântula, que varreu travestis das ruas da capital paulista em 1987; e rememora figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com a participação de Gaia do Brasil, os artistas Christina Martins e Murilo Gussi e a convidada da cena paulistana, a atriz, cantora e contadora de histórias Elix Rodrigues, que integra, entre outras produções, o elenco do musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas, espetáculo premiadíssimo dos diretores Zé Henrique e Fernanda Maia.
 
Nos dias 2 de agosto (sábado), das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30, e 3 de agosto (domingo), das 9h às 13h, será realizada a oficina Ensaios sobre artivismo, aberta para artistas e pessoas interessadas. Ministrada por Murilo Gussi, Christina Martins e Gaia do Brasil, a oficina parte do repertório artístico acumulado por GAL ao longo de uma década de atuação para investigar as vivências de sujeitos cujos corpos são lidos como desviantes à norma e que fazem das dissidências modos de vida e de criação artística.
 
“Propomos um jogo que reprisa processos criativos criados por GAL em suas produções, seguindo um circuito que contempla teoria, laboratório e programa performático. Ao longo da oficina, criamos um roteiro a ser apresentado publicamente, ou seja, um roteiro performativo”, explica Murilo.
 
A apresentação do roteiro performativo da oficina de São Paulo será feita no dia 3 de agosto (domingo), às 13h, na Casa Farofa.

Serviço
Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração, com GAL (Grupo de Apoio à Loucura)

Exibição de o ‘Ventre do traviarcado’ e bate-papo: dia 1/8 (sexta-feira), às 19h
Oficina ‘Ensaios sobre artivismo’: dia 2/8 (sábado), das 9h às 13h e das 14h30 às 19h30, e 3/8 (domingo), das 9h às 13h
Roteiro performativo: dia 3/8 (domingo), às 13h
Casa Farofa (Rua Treze de Maio, 240 - Bela Vista – São Paulo)
Grátis
Informações no Instagram: @_grupodeapoioaloucura

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA VIEIRA GANZAUSKAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »