Elo moderniza plataforma de ESG com tecnologia Microsoft

Solução inovadora implementada pela BlueShift, viabiliza a consolidação das informações de ESG e eleva o patamar de governança socioambiental da líder em meios de pagamento

MARIANA PACE
28/07/2025 07h11 - Atualizado há 13 horas

Elo moderniza plataforma de ESG com tecnologia Microsoft
Freepik

A Elo, uma das principais empresas brasileiras de tecnologia de pagamentos, comprometida com a agenda de sustentabilidade, tem buscado a implementação das melhores práticas de mercado.

Em parceria estratégica com a BlueShift Brasil, empresa referência em tecnologia e dados, a Elo realizou projeto de estruturação e implementação de um datalake de dados ESG e de uma ferramenta de indicadores, que apoiarão o acompanhamento de métricas socioambientais e de governança, automatização e aceleração de preenchimento dos principais frameworks e definição da estratégia da área.

A iniciativa surgiu da necessidade de modernizar a coleta e o tratamento dos dados ESG (Ambiental, Social e de Governança), que antes eram distribuídos entre diversas áreas e dependiam de processos manuais. A falta de integração tornava o processo de coleta de informação, construção do reporting e tomada de decisão mais lentos.

Para superar esse desafio, a Elo optou por uma infraestrutura robusta em nuvem (Azure e AWS) e adotou o Microsoft Sustainability Manager como plataforma principal da nova solução. A implementação técnica ficou a cargo da BlueShift, consultoria especializada em tecnologia da informação e gestão de dados, com atuação crescente em projetos voltados à agenda ESG.

De forma simplificada, a solução utiliza RPA (Automação Robótica de Processos) para coletar dados de múltiplas áreas da companhia, aplica padrões de tratamento e governança de dados do data lake, e integra estes dados refinados automaticamente à plataforma de sustentabilidade da Microsoft. Com isso, a Elo passou a contar com uma base de dados unificada, governável e auditável, com indicadores atualizados mensalmente e não mais anualmente, como era feito anteriormente. A mudança representa um salto de maturidade no processo ESG da empresa.

Para Geovani Altacho, líder em ESG da BlueShift e responsável técnico pelo projeto, a tecnologia foi essencial para transformar a gestão de dados em um ativo estratégico da Elo. “Mais do que entregar uma solução tecnológica robusta, nosso objetivo foi estruturar uma base confiável, automatizada e acessível, capaz de acelerar decisões e gerar valor real. Essa integração inteligente dos dados trouxe à Elo agilidade, rastreabilidade e uma nova capacidade analítica para sustentar sua jornada em sustentabilidade”, afirma Altacho.

Segundo Andreia El Haber Limão, responsável pela área de ASG da Elo, na gestão de carbono a ferramenta permite o acompanhamento mensal das emissões com maior precisão, facilitando a identificação de oportunidades para melhoria contínua. “A plataforma é fundamental para que a Elo monitore seus indicadores de sustentabilidade com frequência e assertividade, alinhando os esforços da empresa à sua Estratégia Climática”, afirma a executiva.

A modernização da plataforma de dados gerou impactos diretos na eficiência operacional do time de sustentabilidade. O destaque foi a redução de 42% no tempo de coleta e processamento de dados. Essa redução permitiu a alocação do time em atividades mais estratégicas.

Segundo Jamile Carla Albano Moreira, analista de sustentabilidade da Elo, com a solução implementada, a companhia ganha maior velocidade no atendimento aos principais frameworks de divulgação de dados ambientais do mercado, evidenciando o impacto positivo da digitalização e automação dos processos de coleta e análise de dados. “Além disso, houve a automação de cerca de 100 requisitos ESG, cobrindo marcos regulatórios como GRI e GHG Protocol, o que contribuiu para a eliminação de processos manuais e fortaleceu a governança ambiental da companhia”, destaca.

Esses avanços se refletem em maior precisão, rastreabilidade e segurança na gestão dos dados ambientais, permitindo que diversas áreas da empresa acompanhem mensalmente os indicadores e atuem de forma preventiva. A nova estrutura também favorece o aprimoramento contínuo da Estratégia Climática da Elo, possibilitando decisões mais informadas e o direcionamento de esforços para ações concretas de mitigação e engajamento com a cadeia de valor.

“Aderir a uma solução de dados ASG como o Microsoft Sustainability Manager foi um divisor de águas. Conseguimos reduzir significativamente o tempo dedicado a tarefas operacionais e aumentar a qualidade das informações disponíveis para tomada de decisão. Essa parceria com a BlueShift nos ajudou a transformar um desafio técnico em uma vantagem estratégica, dando mais solidez à nossa Estratégia em Sustentabilidade”, conclui Andreia El Haber Limão.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA ASSIS PACE
[email protected]


Notícias Relacionadas »