Planejar uma viagem de férias é umas das coisas mais empolgantes para todos, mas os riscos de cair em golpes crescem a cada dia. Nos conhecidos como “malvertising”, criminosos se passam por agências de viagem renomadas, criam sites falsos e divulgam ofertas irresistíveis em redes sociais ou aplicativos de mensagens para enganar os consumidores.
Uma pesquisa realizada pela Norton em 2024 mostra que quatro em cada cinco (83%) brasileiros foram alvo de golpe ao reservar uma viagem nas férias, com 90% das vítimas relatando ter perdido o dinheiro investido, com valores estimados entre R$ 2.375,98 e R$ 25.000,00. Um fator comum nesses casos: os consumidores não conseguiram distinguir entre uma agência legítima e uma fraudulenta.
Nesse cenário, segundo a pesquisa State of Consumer Communication da Sinch, empresa líder em comunicação na nuvem, 52% dos entrevistados afirmam ter recebido mensagens suspeitas de empresas, enquanto 21% não têm certeza se saberiam reconhecê-las. Além disso, 42% dos consumidores se sentem mais seguros quando a mensagem exibe um logotipo ou um selo de verificação que confirma a identidade do remetente.
Diante desse panorama, especialistas em identidade digital alertam para a necessidade urgente de que as marcas — especialmente no setor de turismo — adotem canais de comunicação que permitam a verificação da identidade de forma visível e em tempo real.
Tecnologia contra fraudes: RCS e WhatsApp Business
Duas das soluções mais eficazes para reduzir a falsificação de identidade são o Rich Communication Services (RCS) e o WhatsApp Business — canais desenvolvidos para proporcionar mais segurança e transparência na comunicação com os consumidores.
O RCS é a evolução do SMS que permite que empresas exibam seu nome, logotipo, links verificados, botões de ação e conteúdo multimídia diretamente na caixa de mensagens do usuário. Dados da Sinch indicam que 65% dos viajantes afirmam confiar mais em uma agência de turismo quando recebem mensagens personalizadas, e 50% preferem se comunicar via RCS em vez de canais tradicionais. Por conta dessa visibilidade e da verificação do remetente, o RCS tem se consolidado como uma ferramenta eficaz contra fraudes nos setores bancário, varejista e turístico na América Latina.
Já o WhatsApp Business permite que marcas tenham um perfil oficial verificado (com o selo azul), além de exibir nome e informações comerciais diretamente no chat, oferecendo um canal criptografado e seguro para interação com o cliente. Esse nível de autenticação visual reforça a confiança do consumidor ao garantir que ele sabe com quem está falando — e reduz significativamente o risco de clicar em links fraudulentos ou fazer pagamentos para contas falsas.
“O problema não é apenas que a fraude exista, mas o fato de ainda ser fácil se passar por uma marca em canais não verificados. Tanto o RCS quanto o WhatsApp Business permitem que, ao receber uma mensagem, o usuário saiba, com certeza, quem está por trás daquele conteúdo. Essa visibilidade, que parece simples, hoje é um escudo fundamental contra o golpe digital”, afirma Mario Marchetti, diretor da Sinch para a América Latina.
Em que o consumidor deve ficar atento
Enquanto a tecnologia avança, o risco permanece se não forem adotados cuidados básicos. As principais recomendações para este período de férias são:
Em um cenário no qual a confiança pode ser facilmente manipulada, verificar quem está falando com você se tornou uma medida básica de proteção. Neste verão, isso pode fazer a diferença entre uma viagem inesquecível e uma dor de cabeça terrível.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA NESTOR PAL
[email protected]