Cinco corpos insurgentes interrogam a arquitetura do poder. Entre o concreto que delimita e o impulso ancestral da liberdade, o espetáculo Contra a Parede emerge como uma reflexão poética sobre os limites impostos à existência. Cinco mulheres se confrontam com a verticalidade urbana, transformando cada superfície em um campo de investigação sensorial e filosófica. Com concepção da Cia. ParaladosanjoS e direção de Idit Herman, Marília Ennes e Mônica Alla, Contra a Parede estreia no próximo dia 31/07, na Galeria Vermelho, e fica em cartaz até 22/08, sempre às 18h, com retirada de ingressos pelo Sympla (ver serviço).
Sinopse
Butoh encontra rapel. Morte dialoga com gravidade. Das profundezas do Butoh, essa dança que habita o limiar entre dissolução e renovação, surge uma coreografia aérea que questiona nossos horizontes. Corpos suspensos reinterpretam as leis da física enquanto questionam as estruturas do patriarcado. Cada movimento é uma pergunta silenciosa, cada descida controlada é um ato de reflexão em movimento.
O rapel não é apenas técnica. É questionamento. Apropriando-se das ferramentas daqueles que constroem, preservam e transformam a cidade, essas mulheres fazem do equipamento de trabalho um instrumento de investigação. Cordas que serviam ao sistema agora tecem novas narrativas. Cada descida é um encontro, cada subida uma descoberta de territórios inexplorados. Contra a parede, contra o estabelecido, contra o definitivo.
Suspensas entre céu e asfalto, as intérpretes não apenas habitam o espaço, mas o reinterpretam poeticamente, convidando a cidade a reconhecer outras formas de existir. Em cada gesto de risco compartilhado, propõem novas definições de resistência. Em cada parceria no vazio, exploram novas possibilidades de sobrevivência. A arquitetura tentou as definir, mas elas a transformaram em campo de experimentação. Quando o muro se torna palco, a queda se revela como voo.
Sobre a Cia ParaladosanjoS
A Cia ParaladosanjoS (ou Parala para os íntimos) é uma companhia híbrida de circo, teatro físico e visual, fundada em 2001. A companhia eleva narrativas e performances há alguns metros do chão e, além de criar mais de 16 espetáculos em seus 25 anos de trajetória, dedica-se a projetos sociais em comunidades carentes. Descobriram que o circo trabalha a relação entre risco e ludicidade, ajudando no desenvolvimento da autoestima, enquanto a mistura de sensações e habilidades físicas cultivam relações sociais mais colaborativas – efeitos que remetem ao que Spinoza identificou como a alegre intensificação da vida experimentada pela mente através do corpo.
Desde sua criação, ParaladosanjoS estabeleceu laços com comunidades próximas a suas sedes e, ao longo do tempo, expandiu seu alcance, realizando projetos e apresentações em regiões remotas, ricas em diversidade cultural. A arte, para eles, é uma linguagem universal que transcende diferenças. A companhia transborda os espaços convencionais, criando produções site-specific que variam de performances minimalistas a megaeventos para milhares de espectadores.
ParaladosanjoS foi premiada com o Pebble Bursary no Fringe Brighton (2022, Inglaterra) e o Ovation Award no National Arts Festival de Makhanda (2021, África do Sul). Participou de festivais como Palco Presente, Mostra FarOFFa (paralela ao MIT-SP), Noite de Gala do Circo no Theatro Municipal de SP (sob direção de Nelson Baskerville e Hugo Possolo) e Fringe Edimburgo (Escócia), além de ter sido contemplada em 08 Ocupações da Caixa Cultural.
Serviço
Espetáculo:
CONTRA A PAREDE
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre
DATAS:
31/07 (estreia)
TEMPORADA DIAS 01, 04, 07, 08, 11, 14, 15, 21 e 22/08.
Sempre às 18h
Ingressos Gratuitos, reservar pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/contra-a-parede-temporada/3045572
Local: GALERIA VERMELHO - R. Minas Gerais, 350 - Higienópolis SÃO PAULO
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA FRANCO
[email protected]