Legendários: da Guatemala para 170 cidades ao redor do mundo

Chepe Putzu retorna à Guatemala ao lado de três campeões do UFC para lançar fundação voltada à recuperação de homens em situação de vulnerabilidade

RD COMUNICA
25/07/2025 14h43 - Atualizado há 6 horas

Legendários: da Guatemala para 170 cidades ao redor do mundo
Divulgação
A Guatemala foi palco de um marco histórico na noite do dia 23 de julho. O fundador do movimento internacional Legendários, Chepe Putzu, voltou ao país ao lado de três lendas do UFC: Maurício “Shogun” Rua, Lyoto “The Dragon” Machida e Fabricio Werdum. A data marcou o lançamento oficial da Legendarios Foundation, organização que atuará na construção de moradias para famílias em situação extrema e no apoio a homens que enfrentam vícios e desafios emocionais.

O evento intitulado “MMA: Manadas, Missões, Ações” lotou o Salão Azaria e foi muito além do universo esportivo. A proposta era clara: provocar uma reflexão sobre as batalhas internas que os homens enfrentam diariamente, como depressão, abandono familiar, vícios e apatia, além de inspirá-los a retomar seu propósito de vida com base em fé, família e comunidade.


Criado em 2015 na própria Guatemala, o movimento Legendários está presente hoje em mais de 170 cidades, distribuídas por 20 países e 3 continentes, impactando diretamente mais de 135 mil homens com uma mensagem de transformação e resgate da masculinidade saudável.

“Voltar à Guatemala com esses três campeões não é coincidência, é providência. Foi aqui que nasceu o sonho de ver os homens despertando para seu verdadeiro propósito. Hoje, com centenas de cidades tocadas e milhares de vidas transformadas, retornamos não só para celebrar, mas para lançar uma fundação que vai elevar nosso impacto social a outro patamar”, declarou Chepe Putzu, fundador do Legendários.

Durante o evento, os campeões do UFC compartilharam suas experiências pessoais com Legendários e reforçaram que as maiores batalhas que enfrentaram não foram dentro do octógono, mas fora dele.

“Já lutei nos maiores palcos do mundo, mas nenhuma vitória é maior do que servir ao próximo”, afirmou Maurício “Shogun” Rua.

Os campeões convidados

Com carreiras consagradas no esporte, os três lutadores também se destacam fora dos ringues como mentores e exemplos de superação:

Maurício “Shogun” Rua (Legendário #43.600) - Campeão mundial do UFC (2010) e vencedor do PRIDE Grand Prix (2005), Shogun é hoje mentor de jovens atletas e defensor da disciplina como ferramenta de transformação pessoal.

Lyoto “The Dragon” Machida (Legendário #84.200) - Ex-campeão mundial do UFC e referência no caratê tradicional, Lyoto promove valores como integridade, equilíbrio e respeito.

Fabricio Werdum (Legendário #111.001) - Ex-campeão peso-pesado do UFC e ícone do jiu-jitsu brasileiro, Werdum inspira homens ao redor do mundo com sua história de fé, superação e humildade.

Um movimento global com raízes profundas

Com sua sede inicial na Guatemala, Legendários vem se consolidando como um dos principais movimentos masculinos da atualidade. Em cada cidade onde atua, promove o fortalecimento de lares, comunidades e igrejas por meio da restauração do papel do homem como líder amoroso, íntegro e responsável.

“Essa noite marca o momento em que a Guatemala se torna o epicentro de um movimento global de transformação. Cada homem que entrou aqui saiu com uma pergunta que pode mudar tudo: ‘Estou lutando as batalhas certas?’”, concluiu Putzu.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAYANE DE VASCONCELOS LEME
[email protected]


Notícias Relacionadas »