Conheça os diferentes tipos de residência médica e saiba escolher a melhor opção para você

Entenda como funciona o processo seletivo do programa de residência para estudantes de medicina

ANDRé ELOI
25/07/2025 08h08 - Atualizado há 10 horas

Conheça os diferentes tipos de residência médica e saiba escolher a melhor opção para você
(Créditos: iStock/BrianAJackson)
 

A graduação em medicina é o curso superior mais extenso do Brasil e do mundo, pois, diferentemente dos demais, a jornada do estudante não acaba com a conclusão dos seis anos de faculdade. Uma vez que esteja apto para atuar sob a categoria de generalista, chega um dos momentos mais importantes da carreira de um médico: escolher sua especialização.

Para isso, é obrigação de todos os formandos realizar um curso de pós-graduação conhecido como residência médica, em que terão contato direto com a especialidade em que desejam seguir carreira. Este processo pode durar de dois a cinco anos, dependendo da complexidade da área, mas, uma vez que for concluído, renderá ao profissional o direito de atuar no segmento.

A seguir, entenda melhor quais são os tipos de residência e como funciona o processo seletivo deste curso.

Tipos de residência médica

A residência médica se divide em duas categorias: R1 e R3. O modelo R1 atende a qualquer profissional de medicina já graduado, sem exigir nenhum curso preparatório prévio ou a conclusão de outro tipo de residência.

Já o modelo R3 é mais restritivo, geralmente se limitando a especialidades mais complexas, como algumas modalidades de cirurgião. Para cursar uma residência do tipo, torna-se necessário já ser especializado em alguma categoria mais básica, ou seja, o profissional precisará dedicar um tempo ainda maior da sua carreira para alcançar seu objetivo.

Cada tipo de residência já possui uma duração previamente estabelecida, então todos os profissionais podem se preparar a partir das informações concedidas pelo próprio CFM (Conselho Federal de Medicina).

Processo seletivo

O processo para ingressar em uma residência médica não se difere tanto daquilo que os estudantes de medicina passaram para conseguir uma vaga na faculdade. No Brasil, há mais de mil instituições de saúde oferecendo programas de residência, e, no geral, o processo não costuma mudar de uma para outra.

Todos envolvem a realização de uma prova para medir o conhecimento dos candidatos. Aqueles que não estão visando uma instituição específica podem optar pela prova do Enare, o Exame Nacional de Residência.

Organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), o processo reúne mais de 5 mil vagas em centenas de instituições diferentes. Dessa forma, os candidatos concorrem de forma mais ampla, podendo conseguir ingressar em diferentes instituições a partir do seu desempenho e da nota de corte.

As inscrições para o Enare 2025/2026 foram encerradas no dia 18 de julho. A primeira fase da prova acontece em 19 de outubro, com a data da segunda fase ainda a ser confirmada.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »