Minimalismo e personalidade marcam a essência do projeto de apartamento de 158 m2
Combinação perfeita de cores, materiais e produtos garante um lar mais fluido e adaptado à rotina e hobbies dos moradores
GABRIELA DE CASTRO
24/07/2025 14h39 - Atualizado há 1 dia
Living é o ponto central do projeto desenvolvido pela Quattrino Arquitetura Foto: Mariana Orsi
Cada lar conta uma história, reflete personalidades e se molda às necessidades de seus moradores. Para este apartamento, assinado por Vanessa Ribeiro, do escritório Quattrino Arquitetura, a missão foi criar um espaço que não fosse apenas estético, mas também funcional e integrado ao dia a dia da família. O casal e sua filha pré-adolescente buscavam um ambiente que promovesse convivência e bem-estar, com espaços organizados e elementos que traduzissem suas paixões, como a música e a leitura. Inspirados pelo estilo Japandi, que mescla uma base minimalista e funcional, também tinham como premissa, incorporar a personalidade por meio das cores.
Acesso a cozinha pode ser integrado ou separado do espaço de convívio. No lado oposto, centralizado na estante, está o acesso a area intima e acomoda os hobbies da família Foto: Mariana Orsi “A família queria uma morada que promovesse momentos compartilhados, equilibrando uma estética leve com a riqueza de elementos que trazem identidade ao espaço”, explica Vanessa Ribeiro. O living é o ponto central do apartamento, funcionando como uma área de conexão entre os ambientes. Do lado direito, está a cozinha, que pode ser integrada ou separada por uma porta embutida, conforme a necessidade. Do lado esquerdo, uma grande estante abriga livros, o teclado e objetos afetivos, e no centro dela está o acesso à área íntima, que leva às suítes e ao escritório.
Cozinha reúne poucos elementos na bancada e prioriza estética leve e funcional com monocomando Syra da Roca Foto: Mariana Orsi A cozinha foi pensada para ser prática no dia a dia, mas também acolhedora. O monocomando para cozinha de mesa bica móvel Syra cromado, instalado na bancada, traz funcionalidade e sofisticação ao ambiente, com um design que se encaixa perfeitamente na proposta do projeto.
Espaço voltado para momentos de lazer e para receber convidados ganha a praticidade do monocomando L20 da Roca l Foto Mariana Orsi
Já o terraço, ao contrário de muitos projetos que buscam sua total integração com a sala, manteve sua identidade como um espaço de convivência independente. Nele, a família recebe convidados e desfruta de momentos ao ar livre. Para essa área, foi escolhido o monocomando para cozinha com bica móvel L20 cromado, garantindo comodidade e elegância em um ambiente de uso frequente.
Suíte do casal traz a versão dupla da Cuba de Sobrepor Skyline Horizon Roca, assinada por João Armentano, peça que permite o uso simultâneo pelo casal, sem comprometer a individualidade Foto: Mariana Orsi Na área íntima, o projeto se destaca pela reconfiguração dos espaços. Uma das principais mudanças estruturais foi a transformação do banheiro do escritório, que foi integrado à suíte máster para ampliar o conforto do casal. Na sala de banho, a escolha da Cuba de Sobrepor Skyline Horizon branca assinada por João Armentano, com 1,20 metro de comprimento, trouxe praticidade e individualidade aos moradores, permitindo o uso simultâneo de forma organizada. “Queríamos garantir que o banheiro tivesse um caráter funcional e, ao mesmo tempo, oferecesse conforto. A cuba dupla foi uma escolha essencial para isso”, pontua Vanessa. Monocomandos bica média alta Atlas, acessórios Tempo e o kit ducha manual Stella complementam a proposta, com a bacia com caixa acoplada Nexo branca.
Para o banheiro da pré-adolescente a proposta foi trazer uma estética atemporal com louças brancas e metais cromados, todos da Roca, com um toque de cor no revestimento l Foto: Mariana Orsi Já na suíte da filha, a proposta foi criar um ambiente atemporal, que acompanhasse seu crescimento sem perder a identidade. A cuba de apoio Óptica CQ42 branca, com mesa para metal, soma-se às demais escolhas de metal, louça, ducha e acessórios que seguem o mesmo padrão que compõe a outra suíte do apartamento. O único toque de cor aparece no revestimento, que percorre da área do box até a bancada, adicionando um leve contraste ao espaço.
Cada detalhe do projeto foi pensado para criar um lar que seja ao mesmo tempo prático e cheio de significado para seus moradores. O estilo que trouxe uma referência a cultura japonesa serviu como base para organizar e estruturar os espaços, mas sem tirar a vivacidade do cotidiano. O resultado é um apartamento equilibrado, onde a estética e a funcionalidade se complementam, tornando-se um reflexo autêntico dos que vivem ali.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA DE CASTRO MOREIRA LIMA
[email protected]