Com sucesso de público, agenda cultural variada e frio intenso, Inverno nas Montanhas de Monte Verde terá últimas atrações neste final de semana

Exibições da Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira, no sábado, e da banda Baião Virado, no domingo, fecharão edição histórica de festival, aberto com show do Lô Borges

RAFAEL FRANCO
25/07/2025 12h03 - Atualizado há 1 dia

Com sucesso de público, agenda cultural variada e frio intenso, Inverno nas Montanhas de Monte Verde terá
Kelvim Borges – Socialize/MOVE

Julho, 2025 – Aberta no último dia 28 de junho com um concorrido show do Lô Borges, histórico parceiro de Milton Nascimento na MPB e compositor de grandes sucessos como “Paisagem da Janela”, “Clube da Esquina nº 2”, “Para Lennon e McCartney” e "O Trem Azul", a inesquecível edição de 2025 do festival Inverno nas Montanhas, de Monte Verde, será fechada neste final de semana com as duas últimas atrações de sua diversificada programação cultural. Em palco montado na avenida principal do tradicional destino turístico do Sul de Minas, a Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira se apresenta no sábado, às 16h, e a banda Baião Virado exibirá a sua performance no domingo, às 14h30.
 

O concerto do conjunto de músicos de Camanducaia, cuja existência é fruto de um projeto idealizado pela prefeitura local e executado pela Secretaria de Cultura do município, será mais uma apresentação que resgata a tradição da autêntica música de raiz no evento. No dia 29 de junho, esta edição já havia contado com a participação de Francis Rosa, artista que tem na viola caipira a principal base para suas composições. Já a exibição de domingo que finalizará a festividade vai ser a de um grupo criado com a proposta de trazer uma sonoridade diferente ao forró, com Francisco Domingueti (guitarra), Thales Mendonça (violão e voz) e Artur Guidugli (bateria e voz) tocando canções do estilo sem usar a sanfona e a zabumba, dois tradicionais instrumentos deste gênero. 
 

Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira se apresenta neste sábado pelo festival em Monte Verde (Foto: Divulgação/MOVE)

Com o apoio da Prefeitura de Camanducaia, do Ministério do Turismo, do Sesc, do Senac e do governo federal, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) organiza o Inverno nas Montanhas e celebra o sucesso do evento, impulsionado por uma recheada agenda cultural em cinco finais de semana consecutivos, sempre com apresentações aos sábados e domingos.  
 

“Após este Inverno nas Montanhas terminar, serão contabilizados os números de visitantes que Monte Verde recebeu ao longo do festival, mas a nossa avaliação já é bastante positiva, pois tivemos um público expressivo prestigiando todas as atrações, com turistas presentes no nosso distrito ao longo de semanas inteiras e hospedagens com alta taxa de ocupação”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE, ao fazer um balanço sobre essa edição do evento.
 

Trio de músicos de forró fechará essa edição do Inverno nas Montanhas (Foto: Divulgação/Baião Virado)

A líder da entidade ainda destaca a importância de a organização do Inverno das Montanhas ter conseguido trazer um artista que é uma grande referência da MPB para o show de abertura e exalta o frio intenso no destino turístico durante esta época do festival como um diferencial relevante que ajudou a atrair turistas de todos os cantos do Brasil. O distrito de Camanducaia registrou, em seis datas deste mês, até 23 de julho, a menor temperatura do país, segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo que, no último dia 16, as estações meteorológicas da localidade indicaram a mínima negativa de 0,3ºC.  
 

“A programação cultural variada, com direito a ter sido aberta pelo histórico show do Lô Borges, e o clima com baixas temperaturas fizeram desta edição do Inverno nas Montanhas um marco para o turismo local, assim como as suas atrações, de diferentes estilos musicais, colaboraram para alavancar a economia de Monte Verde”, completa Rebecca.
 

Com a expectativa de receber cerca de 300 mil turistas ao longo do período de sua realização, entre 28 junho e 27 de julho, o Inverno nas Montanhas será fechado em um final de semana para o qual a perspectiva é de clima com temperaturas amenas no destino mineiro. A previsão do instituto The Weather Channel aponta mínima de 11ºC para sábado e domingo, com as máximas não passando de 21ºC e 22ºC, respectivamente, sendo que a indicação é pela ocorrência de dois dias predominantemente ensolarados nestas duas datas. 
 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAEL GRANATO VALIN FRANCO
[email protected]


Notícias Relacionadas »