Pratos com aproveitamento integral de alimentos ganham ponto extra no concurso O Quilo é Nosso

Consumo consciente marca a edição 2025 do concurso entre restaurantes a quilo

TATIANE FERREIRA
23/07/2025 14h44 - Atualizado há 3 dias

Pratos com aproveitamento integral de alimentos ganham ponto extra no concurso O Quilo é Nosso
Prato Escaldado de farinha, Casa Manu (CE)/Divulgação

Voltado exclusivamente para restaurantes que operam no modelo a quilo, o concurso O Quilo é Nosso celebra a criatividade e a diversidade da culinária brasileira em uma competição que valoriza esse formato tão presente no dia a dia dos brasileiros. Em sua 9ª edição, o evento incorpora o critério de sustentabilidade: na primeira fase, pratos que utilizarem ingredientes de forma integral recebem ponto extra do júri técnico, uma forma de reconhecer boas práticas e estimular o combate ao desperdício. 

O critério adotado pela primeira vez nessa edição, está em sintonia com as preferências do consumidor. Uma pesquisa realizada pela Abrasel em parceria com o Sebrae revelou que 74% dos clientes consideram “muito importante” que bares e restaurantes adotem práticas que minimizem o impacto ambiental. 

Luciana Rodigues, chef do restaurante Casa Malu, no Ceará, vencedora estadual da edição 2024, é um exemplo de como a sustentabilidade pode estar ligada à proposta gastronômica. “Os dados alertam que mais de 30% dos alimentos no Brasil viram lixo. A gente precisava pensar em algo que aproveitasse o alimento integralmente. E veio a mágica: incluímos a casca da banana na carne de sol para usar a fruta por completo”, comenta.  

Para os empreendedores que desejam dar os primeiros passos rumo a uma operação mais sustentável, a Abrasel, em parceria com o Sebrae, disponibiliza gratuitamente um curso sobre gestão de resíduos, que inclui um conteúdo sobre o uso integral de alimentos, com ideias práticas que podem inspirar e transformar o cardápio de qualquer restaurante. 

Com inscrições até 21 de agosto, o concurso é dividido em três etapas. Na primeira, que acontece entre 16 e 26 de setembro, o público e um júri técnico local avaliam os pratos inscritos. Os restaurantes com melhor pontuação de cada estado avançam para a segunda fase, de 1º a 10 de outubro, quando um novo júri define os campeões estaduais. A grande final será realizada durante o evento Mesa ao Vivo, em São Paulo, reunindo os vencedores de todo o país para a escolha do melhor restaurante a quilo do Brasil. 
 
Serviço 

O Quilo é Nosso 

Realização: Abrasel 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil, Pluxee, Rational e Caixa 
Apoio: Nogueira Brinquedos 
Parceria: Mundo Mesa 

Inscrições: 30/06 a 21/08 
1ª fase (voto popular + júri técnico): 16 a 26 de setembro 
2ª fase (júri técnico estadual): 1º a 10 de outubro 
Final nacional: a definir 

Mais informações: oquiloenosso.com.br 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »