Projeto realiza oficinas de culinária em unidades do CRAS de Joinville

Iniciativa reúne atividades culturais e educativas para promover hábitos saudáveis e a inclusão social

ANGELO MIGUEL | BACURI COMUNICAçãO
23/07/2025 17h04 - Atualizado há 3 dias

Projeto realiza oficinas de culinária em unidades do CRAS de Joinville
Ecotransforma Produções

Entre os dias 28 de julho e 27 de agosto, a Exposição de Artes – Gastronomia também é Arte chega a Joinville, em Santa Catarina, com diversas iniciativas gratuitas que integram arte, educação, fotografia, sustentabilidade e impacto social. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Ecotransforma Produções Artísticas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto - que é patrocinado pela Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid  - também passou por Manaus, no Amazonas, e por Rio Claro, em São Paulo. 

A programação, que visa incentivar e democratizar o livre acesso à cultura, contempla uma exposição fotográfica que deverá atrair cerca de 4 mil pessoas, quatro oficinas de fotografia destinadas a mais de 600 estudantes da rede pública e uma palestra virtual intitulada A Arte Está em Toda Parte, voltada para cerca de 200 professores da rede pública de ensino. “A arte é uma ferramenta poderosa para ajudar crianças e adolescentes a compreender a importância de manter uma alimentação equilibrada, de explorar novos sabores e de reconhecer como isso favorece a nossa saúde. Embora esses ensinamentos já ocorram em casa, é na escola que os bons hábitos se consolidam, e a arte, quando unida à educação, se destaca como uma aliada essencial nesse processo”, afirma Abilio Martins, diretor da Ecotransforma.

Oficinas de culinária acontecem em unidades do CRAS

Além das ações culturais e educativas, o projeto amplia seu impacto social por meio de oficinas gratuitas de culinária sustentável que capacitam e incentivam o empreendedorismo, com especial enfoque no empoderamento feminino. As oficinas serão realizadas em parceria com o Consulado da Mulher, organização sem fins lucrativos que tem a Whirlpool Corporation como principal mantenedora, que há mais de 20 anos atua no fortalecimento do empreendedorismo feminino em comunidades de baixa renda.

O Consulado da Mulher, será responsável pela condução das oficinas, que trarão receitas práticas com foco em aproveitamento integral dos alimentos e geração de renda. Em cada cidade, o projeto vai oferecer 400 vagas, beneficiando diretamente 1.200 pessoas. As oficinas têm duração de até 3 horas e oferecem um certificado para todos os participantes.

“O apoio a este projeto reafirma o compromisso da Whirlpool com a promoção de uma sociedade onde mais pessoas tenham acesso a uma alimentação saudável, de forma econômica e consciente. Ao oferecer capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, estamos abrindo um caminho que pode ser o primeiro passo para que elas conquistem uma nova fonte de renda, inspirando-as a romper com o ciclo da vulnerabilidade e a transformar positivamente suas vidas e as de suas famílias”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor Jurídico e de Relações Governamentais América Latina na Whirlpool.

O projeto foi pensado para ser acessível a todos os públicos, garantindo inclusão e participação plena. A exposição contará com materiais em braile, intérpretes de Libras e monitores treinados para atender pessoas com deficiência. As palestras e oficinas terão audiodescrição, e os espaços seguirão padrões de acessibilidade física, incluindo rampas, corrimãos e piso tátil, assegurando um ambiente acessível para todos.

 

Agenda 2030 - A Cultura como vetor de transformação global

A “Exposição de Artes – Gastronomia também é Arte” dialoga diretamente com a Agenda 2030 da ONU, contribuindo para múltiplos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como prioridade, reforça o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) ao capacitar especialmente mulheres, em oficinas culinárias que incentivam o empreendedorismo e a geração de renda, sendo uma semente que pode contribuir para combater desigualdades estruturais. A ênfase na culinária sustentável e no uso integral de alimentos conecta-se ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), promovendo práticas que reduzem desperdícios e valorizam recursos locais. 

Já as ações educativas sobre alimentação saudável reforçadas pelas ações nas escolas reforçam o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), enquanto a democratização do acesso a alimentos nutritivos, abordada nas oficinas, tangencia o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ao estimular segurança alimentar e valorização da produção agroecológica. Assim, o projeto transforma arte e gastronomia em ferramentas para avançar metas globais, integrando cultura, sustentabilidade e inclusão social.

Oficinas de Fotografia

09 a 11/07 - EEM BAILARINA LISELOTT TRINKS - Rua Rudolfo Baumer S/N Parque XV - Vila Nova, Joinville

Oficinas de Culinária | Unidades do CRAS

 

28/07 - 14h30 | CRAS Parque Guarani - Rua das Pitangas, 350 – Parque Guarani (na pastoral Antialcoólica)
07/08 - 9h | CRAS Jardim Paraíso - Rua Crater, 105 – Jardim Paraíso
08/08 - 13h30 | CRAS Comasa - Rua Maracujá, 620 – Comasa
12/08 - 15h | CRAS Jardim Paraíso - Rua Crater, 105 – Jardim Paraíso
13/08 - 13h30 | CRAS Pirabeiraba - Rua Pastor Dommel, 102 – Pirabeiraba
14/08 - 8h30 | CRAS Adhemar Garcia - Rua Antenor Douat Baptista, 205 – Adhemar Garcia
14/08 - 14h30 | CRAS Floresta - Rua República da China, 222 – Floresta
20/07 - 14h | CRAS Paranaguamirim - Rua João Luiz Miranda Coutinho, 845 - Paranaguamirim
21/08 - 14h | CRAS Morro do Meio - Rua Minas Gerais, 5527 – Morro do Meio
27/08 - 14h | CRAS Aventureiro - Rua Jequié, 449 (ao lado do Corpo de Bombeiros)



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]


Notícias Relacionadas »