Loja histórica em Minas ganha novo fôlego com aço aparente, jardim suspenso e mezanino leve
Em Muriaé, projeto assinado pelo Studio FI transforma imóvel antigo em espaço comercial contemporâneo, com soluções em aço que preservam o passado e abrem espaço para o novo
SARAH MONTEIRO
21/07/2025 17h34 - Atualizado há 2 dias
Divulgação
Como reinventar um imóvel antigo sem apagar sua memória? Em Muriaé (MG), o Studio FI Arquitetura respondeu a essa pergunta com um projeto ousado e delicado: a nova Loja Lazia. Localizada em um imóvel dos anos 1950, a loja foi completamente transformada sem comprometer sua essência. A protagonista da obra é a estrutura metálica — mezanino esbelto, escada suspensa no jardim e expositores em aço aparente dão o tom do novo espaço, que agora se impõe como referência de retrofit comercial em centros urbanos menores.
“O maior desafio foi ampliar área e altura sem perder leveza e sem extrapolar custos. O aço nos permitiu isso, trazendo precisão e flexibilidade para lidar com um edifício que carrega marcas do tempo”, conta o arquiteto Fernando Delgado.
Com 13 toneladas de aço e 131 m², a intervenção equilibra função e emoção: o telhado original foi preservado, as novas fundações foram criadas de forma independente para não sobrecarregar a estrutura antiga e todo o mobiliário metálico foi pensado com modulação precisa para otimizar recursos e reduzir desperdícios.
Além de funcional, o projeto é também simbólico: “A estrutura metálica é como uma nova camada sobre o que já existia. Em vez de apagar o passado, ela organiza e dá ritmo à nova espacialidade”, afirma Delgado.
Para o CBCA, o caso da Loja Lazia mostra como a construção em aço pode ser a chave para requalificar imóveis em cidades históricas e médias, abrindo caminho para uma arquitetura comercial mais ousada, durável e sustentável.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH MONTEIRO DE CARVALHO
[email protected]