Dificuldades para mastigar, respirar e baixa autoestima: saiba quando procurar um fonoaudiólogo infantil

Coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unifran alerta sobre sinais que podem indicar a necessidade de uma avaliação

ELLEN ALVES
17/07/2025 10h44 - Atualizado há 18 horas

Dificuldades para mastigar, respirar e baixa autoestima: saiba quando procurar um fonoaudiólogo infantil
Imagem gerada por IA
É essencial que pais e responsáveis estejam atentos aos marcos de desenvolvimento das crianças. A falta de atenção aos atrasos motores, cognitivos, linguísticos e socioemocionais pode acarretar alterações significativas no desenvolvimento neuropsicomotor dos pequenos, segundo Nivea Maria Simaro Gomes, coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Franca (Unifran). Para auxiliar neste aspecto, a especialista destaca os principais marcos de aprendizado e orienta sobre quando é necessário procurar um fonoaudiólogo infantil.

Nivea aponta os marcos relacionados à fala e linguagem:

 
Idade Desenvolvimento de
De 0 a 3 meses Sons guturais e vogais
De 4 a 6 meses Balbucio e imitação de sons
De 7 a 9 meses Sons consonantais e sons vocálicos combinados
De 10 a 12 meses Primeiras palavras, uso de gestos indicativos e representativos
De 12 a 18 meses Vocabulário em expansão e combinação de palavras
De 2 a 3 anos Forma frases simples e conversação básica
De 4 a 5 anos Frases complexas e conversação mais sofisticada

A especialista reforça a importância de observar o neurodesenvolvimento infantil em diversos aspectos: “Toda e qualquer alteração relacionada à comunicação e às estruturas orofaciais — envolvendo língua, lábios, bochechas, frênulo de língua, palato, arcada dentária e mordida — deve ser observada. Na dúvida, os pais ou responsáveis devem procurar um fonoaudiólogo para que a criança passe por uma avaliação e, se necessário, inicie a intervenção terapêutica”, explica.

Quais são os principais sinais de alerta?
 
  • Dificuldades na alimentação: Recusa de determinados alimentos, seletividade alimentar, dificuldade para mastigar alimentos sólidos ou mais consistentes, e episódios de engasgos ao engolir.
  • Respiração oral: Padrão de respiração pela boca, em vez do nariz, geralmente associado a alterações na musculatura orofacial, como flacidez e hipotonia dos músculos da boca e língua. Esse padrão pode causar baixo rendimento escolar e desatenção, já que a criança não dorme bem à noite e pode apresentar sonolência durante as aulas.
  • Problemas de aprendizagem: Dificuldade para aprender novas habilidades ou conceitos, que podem estar associados ou não a transtornos do neurodesenvolvimento. Também podem ocorrer dificuldades relacionadas à leitura e escrita, como trocas de grafemas.
  • Dificuldades sociais: Baixa interação com outras crianças ou adultos, sinalizando uma comunicação social pouco efetiva, o que pode gerar frustração e baixa autoestima.

Por que realizar a intervenção fonoaudiológica?

A especialista afirma que a avaliação e intervenção realizada de forma precoce pode gerar benefícios significativos, incluindo:
 
  • Melhoria na comunicação: Aumento da capacidade de comunicação e expressão com outras pessoas.
  • Melhoria nos resultados acadêmicos: Maior sucesso na escola e na aprendizagem, favorecendo o bem-estar e a adaptação ao ambiente escolar.
  • Melhoria na autoestima e confiança: Maior confiança e capacidade de lidar com desafios e frustrações.
Quais são os primeiros passos para os pais e responsáveis?

Caso sejam identificados os sinais de alerta mencionados, os primeiros passos recomendados pela fonoaudióloga são:
  • Consultar um pediatra: o médico pode avaliar a criança e recomendar uma avaliação fonoaudiológica, se necessário.
  • Buscar um fonoaudiólogo infantil: O profissional poderá avaliar a criança e desenvolver um plano de intervenção para melhorar a comunicação e o desenvolvimento da linguagem, caso seja necessário.
Durante a primeira consulta com um fonoaudiólogo infantil, a especialista explica algumas etapas importantes que devem ser realizadas:
  • História clínica: Coleta de informações sobre a história de vida da criança e a relação com a queixa apresentada.
  • Avaliação das habilidades comunicativas: O fonoaudiólogo avaliará a linguagem oral e escrita, bem como as habilidades comunicativas da criança, utilizando protocolos padronizados.
  • Discussão dos resultados: O profissional discutirá os resultados da avaliação e recomendará um plano de intervenção, se necessário.
  • Desenvolvimento do plano de intervenção: Em colaboração com os pais, o fonoaudiólogo elaborará um plano para melhorar a comunicação e o desenvolvimento da linguagem da criança. Caso necessário, será proposta a fonoterapia individual, acompanhada de orientações específicas para os ambientes em que a criança está inserida.
Sobre a UNIFRAN - Com mais de 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN tem em sua estrutura mais de 253 mil metros quadrados. A instituição oferece cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância, além de especializações, mestrados e doutorados que abrangem todas as áreas do conhecimento. A universidade está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo com base nos indicadores associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a edição 2021 de 2022 do Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact Rankings). O curso de Medicina é reconhecido como o melhor do país, entre instituições públicas e privadas, conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) e recebeu acreditação pelo Sistema de Acreditação das Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), o único certificador de qualidade das escolas médicas no Brasil. A UNIFRAN pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do país. Visite: www.unifran.edu.br

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