Fundação CASA e IPEM anunciam parceria para qualificar compras públicas

Acordo terá impacto direto no atendimento aos adolescentes e no uso de recursos públicos

CAMILA SOUZA
16/07/2025 18h10 - Atualizado há 11 horas

Luis Lioni/SJC

A Fundação CASA e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) firmaram, na terça-feira (15), um Protocolo de Intenções que trará grandes benefícios para a gestão da Fundação e, consequentemente, para o atendimento socioeducativo. Essa parceria inovadora permitirá que a Fundação CASA conte com o apoio técnico do IPEM para realizar suas compras de forma mais eficiente e, fundamentalmente, colaborar na fiscalização dos materiais recebidos, garantindo que estejam totalmente de acordo com o solicitado.
Na prática, isso significa que a Fundação CASA terá mais segurança na hora de adquirir desde alimentos e produtos de higiene até equipamentos e materiais pedagógicos para seus centros socioeducativos. O IPEM, com sua expertise em medição e fiscalização, vai colaborar para que as compras sejam feitas com mais qualidade e, ao mesmo tempo, gerem economia para os cofres públicos. Isso inclui verificar, por exemplo, se uma remessa de roupas para os adolescentes realmente contém o tecido de algodão especificado e se os itens entregues correspondem exatamente ao descritivo detalhado em edital.
Para o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, essa colaboração representa mais do que eficiência administrativa — ela reforça o compromisso da Secretaria da Justiça e Cidadania com políticas públicas responsáveis. “A parceria entre a Fundação CASA e o IPEM-SP é um exemplo concreto de como a integração entre órgãos do Estado pode resultar em ganhos reais para a sociedade. Ao aprimorar os processos de compra com rigor técnico e transparência, estamos fortalecendo a qualidade do atendimento socioeducativo e o zelo pelo recurso público”, reforça Fábio Prieto.
O acordo prevê a criação de um Plano de Trabalho, que detalhará como o IPEM vai oferecer conhecimento, capacitação e serviços especializados à Fundação CASA. Essa colaboração vai otimizar os processos internos, assegurando que os bens e serviços contratados atendam aos mais altos padrões de qualidade.
“Essa parceria é um passo muito importante para a Fundação CASA”, afirma a presidente da Instituição, Claudia Carletto. “Ao contar com o apoio do IPEM, vamos garantir que cada real investido seja bem aproveitado, resultando em melhores condições para os adolescentes que atendemos e em um uso mais transparente e eficiente dos recursos públicos. É um ganho para todos: para os jovens, para nossos servidores e para a sociedade de São Paulo.”
A formalização do Protocolo de Intenções já passou por todas as etapas de avaliação jurídica e técnica, e agora segue para o IPEM para os próximos passos. Com essa iniciativa, a Fundação CASA reforça seu compromisso com a gestão de excelência e aprimoramento contínuo, buscando sempre o melhor para a ressocialização dos adolescentes e a confiança da população.
O superintendente do IPEM, Marcos Guerson, complementa: “Estamos muito satisfeitos em estender a expertise do IPEM para a Fundação CASA. Nosso papel é assegurar a conformidade e a qualidade dos produtos, e essa colaboração permitirá que a Fundação tenha ainda mais confiança em suas aquisições, otimizando recursos e aprimorando o ambiente de atendimento aos adolescentes. É uma união de forças que beneficia diretamente o cidadão paulista.”
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações no site: fundacaocasa.sp.gov.br.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): CAMILA APARECIDA DE SOUZA
camilaas@sp.gov.br