Por que usar aditivo de radiador na moto? Especialista explica benefícios trazidos pela solução

Piloto ressalta o uso em climas mais quentes ou condições severas, como no trânsito urbano ou em trilhas off-road

LUIZ GUSTAVO DE ALMEIDA
15/07/2025 10h46 - Atualizado há 19 horas

Por que usar aditivo de radiador na moto? Especialista explica benefícios trazidos pela solução
Divulgação
Apesar de muitas vezes negligenciado por motociclistas, o sistema de arrefecimento das motos é uma peça-chave para garantir o desempenho, a durabilidade e a segurança do motor, especialmente em climas mais quentes ou em uso intenso, como no trânsito urbano ou em trilhas off-road. Para o piloto de teste Leandro Mello, embaixador da marca Tirreno, usar aditivo no radiador não é apenas recomendável, é essencial.

“O aditivo de radiador é o único produto capaz de garantir que o motor trabalhe na temperatura indicada, o que é essencial para o bom funcionamento e vida útil do motor. Além disso, esse produto protege contra corrosão, evita acúmulo de sujeira no sistema e aumenta a vida útil das peças internas do motor”, afirma Leandro, que além da experiência nas pistas também atua como instrutor e consultor técnico no setor de duas rodas.


Confira os principais benefícios do uso de aditivo de radiador na moto, segundo Leandro Mello:

1. Controle térmico mais eficiente 
O aditivo tem ponto de ebulição mais alto do que a água pura, o que significa que o motor pode operar com segurança mesmo sob altas temperaturas, sem risco de superaquecimento que, além de te deixar na mão no meio do projeto, pode levar a necessidade de retifica ou até de troca do motor – especialmente se não for contornado rapidamente. “Quem roda muito no trânsito ou pega estrada com frequência sabe o quanto isso faz diferença. O motor trabalha mais suave e com menos desgaste”, destaca o piloto.

2. Prevenção contra corrosão 
Ao contrário da água comum, que pode oxidar os componentes metálicos internos, o aditivo contém inibidores de corrosão que criam uma camada protetora no sistema. “Isso ajuda a evitar problemas futuros como vazamentos, entupimentos e até quebra de peças, que podem sair caro no bolso do motociclista”, explica Leandro.

3. Maior durabilidade do sistema de arrefecimento 
Mangueiras, bomba d’água, radiador e outras partes do sistema são diretamente beneficiadas pelo uso contínuo do aditivo. “É uma forma simples e eficaz de manter a moto saudável por muito mais tempo”, diz Leandro, que reforça que a manutenção preventiva sempre custa menos do que o conserto.

4. Segurança nas trilhas e no asfalto 
Seja competindo no off-road ou enfrentando o calor do asfalto urbano, a proteção térmica trazida pelo aditivo reduz o risco de falhas mecânicas causadas por superaquecimento. “Quem pilota sabe: motor quente demais compromete o desempenho e pode parar no meio do caminho. E ninguém quer isso, né?”.

5. Facilidade na aplicação 
Leandro também destaca que há produtos prontos para uso, que já vêm diluídos e podem ser aplicados diretamente no reservatório, facilitando a vida de quem faz a manutenção. “Hoje em dia, marcas como a Tirreno oferecem soluções práticas e seguras. Basta escolher um produto confiável e seguir as orientações do fabricante”.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ GUSTAVO DE ALMEIDA
[email protected]


FONTE: Divulgação
Notícias Relacionadas »