No primeiro semestre, o espetáculo itinerante “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, da Cia. de Teatro Parafernália, já atendeu 6.585 estudantes da rede pública em 12 cidades do interior de São Paulo. Com patrocínio da Renovias Concessionária, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Ministério da Cultura, a peça segue em circulação gratuita pelo estado e deve alcançar até 8 mil pessoas até o fim de 2025.
“Em cada cidade que passamos, vemos olhinhos brilhando, crianças que muitas vezes estão entrando em contato com o teatro pela primeira vez. Uma delas me disse, no final de uma apresentação, que agora vai ajudar a mãe a atravessar na faixa. É nesse tipo de gesto que percebemos o quanto a arte transforma”, afirma Andréia Nunes, gestora cultural da Companhia de Teatro Parafernália.
Voltada a crianças de 6 a 12 anos, a peça trata de temas como cidadania, mobilidade urbana, sustentabilidade e segurança no trânsito. Além do conteúdo educativo, a peça conta com intérprete de Libras, audiodescrição ao vivo e abafadores sensoriais, ampliando o acesso para crianças com deficiência ou com Transtorno do Processamento Sensorial.
O espetáculo faz parte do projeto Caminhos em Cena e atende alunos da rede pública de ensino em cidades do interior paulista, distribuindo cartilhas, jogos e adesivos com dicas sobre inclusão, cidadania e segurança no trânsito. As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
As apresentações já passaram por Mogi Guaçu, Mogi Mirim, São João da Boa Vista, Santo Antônio de Posse, Itobi, Águas da Prata, Mococa, São José do Rio Pardo, Estiva Gerbi, Aguaí, Holambra e Jaguariúna. Ao todo, estão previstas 40 apresentações em 16 municípios da área de concessão da Renovias.
Com mais de 30 anos de atuação no teatro educativo, a Cia de Teatro Parafernália tem sede em Mogi Guaçu (SP) e busca transformar a arte em uma ferramenta de formação cidadã.
“Durante uma apresentação, uma criança surda sorriu e começou a sinalizar junto com os personagens. Foi ali que percebi, de forma muito forte, a importância da Libras em cena. Outro dia, um professor veio nos agradecer porque o aluno com hipersensibilidade auditiva conseguiu assistir à peça inteira com os abafadores sensoriais”, contou João Paulo Vital, ator e coordenador da iniciativa.
“Esses momentos mostram que o teatro pode ser realmente inclusivo. O espetáculo Ir e Vir: Cidadão Vigilante está tocando o coração de todas as pessoas por onde passa, levando cultura para todos. Esse é o objetivo do projeto Caminhos em Cena”, completa João.
O espetáculo conta com direção de Alexandre Souzah e texto original de Viviane Casteliani, adaptado por Almir Pugina. A próxima apresentação será em Vargem Grande do Sul, no dia 24 de setembro.
Confira a agenda:
Vargem Grande do Sul (SP)
Data: 24/09/2025
Horário: 10h10 e 13h30
Local: Centro Educacional e Esportivo “Nicola Ranzani”
Endereço: Rua Alex Sandro Bassan, n⁰ 101, Jardim Santa Marta - Vargem Grande do Sul (SP)
Mogi Guaçu
Data: 17/10/2025
Horário: 10h30 e 13h20
Local: EMEF Waldomiro Calmazani
Endereço: Rua Francisco Alves Pereira, nº 390, Jardim Almira - Mogi Guaçu (SP)
|
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]