Na era digital, Vital Help combina segurança de dados e cuidado humanizado na telemedicina

B36 ASSESSORIA
15/07/2025 10h15 - Atualizado há 19 horas

Na era digital, Vital Help combina segurança de dados e cuidado humanizado na telemedicina
Freepik

Unindo inovação, proteção de dados e humanização no atendimento médico, a Vital Help tornou-se uma referência no setor no Brasil, impulsionada pela ampliação da telemedicina no país. Atenta às desigualdades históricas do acesso à saúde no país, tem desenvolvido soluções destinadas a populações fora dos grandes centros urbanos — com foco em regiões carentes ou remotas, onde a presença médica é escassa.

Pensando na inclusão de pacientes em áreas remotas ou com infraestrutura limitada, a Vital Help desenvolveu uma plataforma leve, compatível com celulares e otimizada para funcionar com baixo consumo de internet. A proposta busca cuidado com foco em acolhimento e vínculo entre médico e paciente.

Um ponto importante que merece ser ressaltado, embora ainda não tenha sido abordado diretamente, é o papel da Vital Help na promoção da humanização do atendimento médico mesmo em ambientes digitais”, destaca Diovani Urbim, diretor da companhia.

Esse compromisso se estende à governança de dados, a companhia respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), implementando práticas para assegurar a confidencialidade e a segurança de dados sensíveis. “A Vital Help adota uma série de protocolos de segurança digital rigorosos para proteger as informações sensíveis dos pacientes durante as teleconsultas, assegurando confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados”, explica Urbim.

Entre essas medidas estão a criptografia de ponta a ponta, autenticação multifator, controle de acesso por perfil, além da armazenagem em servidores com certificações internacionais, como a ISO 27001. Toda a estrutura é monitorada em tempo real, com logs de auditoria que registram cada ação realizada. A companhia também realiza testes periódicos de vulnerabilidade e mantém planos de resposta imediata em caso de incidentes cibernéticos.

Internamente, a cultura é reforçada com treinamentos contínuos para colaboradores e profissionais de saúde, promovendo uma postura ativa de segurança digital. 

Além da LGPD, a empresa assegura que todos os dados clínicos manipulados estejam de acordo com os padrões nacionais de saúde digital, garantindo a integridade, precisão e disponibilidade das informações em todos os níveis de atendimento. “Com essas ações, a Vital Help não apenas cumpre as exigências legais, mas também reforça sua credibilidade e o compromisso com a ética e a proteção da privacidade de seus usuários”, acrescenta o diretor.

A Vital Help está empenhada em tornar a telemedicina uma ferramenta de equidade. Sua missão central é a convicção de que o acesso à saúde, a segurança das informações e o acolhimento são elementos inseparáveis.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JÚLIA SIDON SENNA CARVALHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »