Estão abertas, até 23 de julho, as inscrições para a Residência Artística BA-001. A iniciativa levará formação, criação e espetáculos a quatro cidades baianas: Cachoeira, Valença, Itacaré e Ilhéus.
Idealizado pela bailarina e coreógrafa Raijane Gama, o projeto tem o objetivo de descentralizar a produção artística e democratizar o acesso à dança. Em cada cidade, serão selecionados cinco bailarinos/bailarinas locais a partir de 16 anos de idade para participar da residência nos dias:
Valença: 11 a 15 de agosto;
Itacaré: 19 a 22 de agosto; e
Ilhéus: 25 a 29 de agosto.
Cada etapa terá duração de cinco dias, com aulas técnicas, preparação corporal, laboratórios criativos e ensaios. A proposta é que as pessoas selecionadas criem um espetáculo baseado em suas próprias histórias de vida, resultando em intervenções artísticas realizadas em praças públicas.
Cada dançarino participante receberá cachê de R$ 1 mil mais ajuda de custo de R$ 200. O figurino será personalizado para cada espetáculo, valorizando a consumo consciente e a sustentabilidade, questionando a lógica de consumo excessivo de vestuário, promovendo uma criação comprometida com o meio ambiente e com a autenticidade de cada artista em diálogo com a proposta estética da obra.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]