O Núcleo da Tribo, grupo de dança formado por quilombolas da comunidade do Porto de Trás, de Itacaré (BA), chega nesta quinta-feira (10/7) à França para realizar seu primeiro intercâmbio internacional. Com o apoio do Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais, eles irão criar o espetáculo de dança Ideia de Festa / Une Idée de Fête.
Nos próximos 20 dias, em Nancy, a diretora do Festival de Dança Itacaré, Verusya Correia, e o coreógrafo da Costa do Marfim/França, Abdoulaye Konaté, trabalham junto com os dançarinos Péricles Nascimento, Arionilson Xixito e Guilherme Nascimento (Pitche). Será um mergulho nas potências simbólicas do Bicho Caçador, manifestação afrodescendente do quilombo urbano Porto de Trás e do Zaouli, tradicional do povo Gouro, da Costa do Marfim.
O projeto ganhou força com as trocas realizadas no Festival de Dança Itacaré, em 2024, primeiro ano de internacionalização do evento, que recebeu o artista franco-marfinense no palco do Centro Cultural Porto de Trás. E foi viabilizado após ser selecionado pelo Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais, no âmbito do Ano Cultural Brasil-França 2025.
O espetáculo Ideia de Festa / Une Idée de Féte estreia em novembro, dentro da programação do Festival de Dança Itacaré - Ano XIII.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]