Sete dicas para contratar um seguro viagem e curtir as férias de julho despreocupado

Especialista aponta nove fatores imprescindíveis para contratar um seguro e curtir a viagem

FáBIO REGO BARROS
08/07/2025 14h16 - Atualizado há 11 horas

Sete dicas para contratar um seguro viagem e curtir as férias de julho despreocupado
Freepik

As férias de julho estão chegando. E para quem pretende aproveitar esses dias para relaxar e descansar um pouco, essa é a hora de planejar. Afinal, de acordo com o relatório do buscador de viagens Kayak divulgado em maio, os preços dos voos para o período de 01 a 31/07 caíram para quase metade dos 55% dos destinos mais pesquisados para o mês de recesso escolar, da América Central ao Caribe e à Ásia.

Embora ainda não seja tão habitual quanto a escolha do destino, acomodação e cuidados com o carro antes de pegar a estrada, a contratação de seguro viagem se vê como um item obrigatório para entrada em diversos países. Os países da Europa são regidos pelo Tratado de Schengen, Cuba (América Central), Oceania, alguns países do Oriente Médio, entre outros. Nos EUA e Canadá não há exigência de seguro viagem para turista, mas apesar da haver obrigatoriedade, os custos médicos são muito elevados em caso de emergência, o que torna o seguro uma precaução importante. Recentemente a Argentina também instituiu a obrigatoriedade deste seguro para viajantes no país.

Diante desse cenário, quais são as maiores vantagens em colocar o seguro viagem entre os principais itens da lista de preparativos?

Segundo Iolanda Marques, executiva com mais de 25 anos de experiência no mercado de seguros e atual Head de Benefícios Corporativos & Canal Digital da Korsa Riscos & Seguros, a contratação de um seguro viagem vai muito além da assistência médica e pode ser fundamental no caso de cancelamento da viagem ou retorno de emergência ao Brasil. “Infelizmente não estamos livres de imprevistos durante uma viagem e é um transtorno grande ter que desembolsar quantias que não estejam previstas. Por isso, seguro viagem deve ser visto sempre como sinônimo de tranquilidade e segurança”, afirma. 

De um modo geral, os seguros oferecem diversos tipos de cobertura para despesas médicas e hospitalares em caso de doença (incluindo Covid) ou acidente, traslado médico, que garante o transporte do viajante para o hospital em caso de necessidade; regresso sanitário ao país de origem para os casos de acidente ou doença; Despesas com Acompanhante em caso da necessidade de despesas com passagem e hospedagem para um familiar em caso de internação do viajante,  extravio de bagagem, atraso de voo, cancelamento da viagem, apoio jurídico, entre outros. E foi pensando nesses fatores, Iolanda Marques dá sete dicas para quem quer contratar o serviço:

1. Defina o destino e a data da viagem: Primeiro de tudo é preciso definir o destino e a data da viagem, já que esses fatores influenciam diretamente no valor e nas coberturas do seguro. É  importante também se o destino possui obrigatoriedade de contratação de seguro viagem. O site do Ministério das Relações Exteriores possui informações atualizadas de cada localidade para contratar o seguro viagem com as coberturas adequadas.

2. Avalie suas necessidades: Cada seguradora oferece diferentes tipos de coberturas para o seguro viagem. Analise quais são as mais importantes em cada caso, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, seguro para prática de esportes e assistência jurídica, entre outras.

3. Compare as coberturas: Jamais feche na primeira oferta. Utilize comparadores online ou consulte diretamente as seguradoras para simular preços e planos que atendam às necessidades e ao orçamento.

4. Verifique coberturas adicionais e as condições gerais do seguro: Antes de contratar, leia atentamente as condições gerais e coberturas adicionais do contrato, para ter conhecimento de todas as exclusões, prazos e procedimentos em caso de sinistro.

5. Prefira seguro com atendimento em português: Na hora do improviso, a comunicação em português facilita muito a resolução de problemas e garante um atendimento mais humanizado.

6. Contrate o seguro com antecedência: Viajar com seguro viagem é obrigatório em alguns países e, mesmo quando não é, é fundamental para garantir sua segurança e tranquilidade. Por isso, contratar o seguro na última hora é arriscado. Faça isso com antecedência para se livrar de obstáculos. Algumas seguradoras não tem aceitação para contratação no modelo “On Trip”, quando o segurado já embarcou no local de origem, em caso de aceitação, podem agravar o custo ou aplicar franquias.

7. Atualize seu plano se necessário: Sim, é permitida a atualização do plano na maioria dos contratos, caso algo mude ao longo da viagem. Se algo como, tempo de duração ou atividades planejadas mudarem, lembre-se de atualizar essas informações para que a seguradora esteja ciente e consiga te auxiliar, caso necessário.

Sobre a Korsa Riscos e Seguros:  

Uma das maiores corretoras de seguros independente do país e que atua em 04 linhas de negócios:  seguros corporativos, gerenciamento de risco, gestão de programas de benefícios e serviços logísticos. Tem mais de 31 anos de mercado, com Matriz no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Paraná, além de presença em 120 países, aliando conhecimento do mercado brasileiro e expertise internacional em soluções customizadas de seguros e gerenciamento de riscos para o setor de transporte de cargas e armazenagem.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FÁBIO DE SOUZA REGO BARROS
[email protected]


Notícias Relacionadas »