Dom Quixote itinerante: clássico de Cervantes ganha adaptação inédita e gratuita
Peça-instalação ocupa a UNIRIO em julho, misturando teatro, artes visuais e experiência sensorial com acessibilidade
MAR COMUNICAçãO
04/07/2025 15h36 - Atualizado há 5 horas
Eduarda Brandão
Em julho, a UNIRIO recebe a instalação cênica “Dom Quixote”, uma criação coletiva de formandos da universidade, dirigida por Glauco Deris. A montagem transforma o clássico de Cervantes em uma experiência imersiva: muito mais que uma peça, a proposta é uma travessia sensorial através de teatro, artes visuais, performance, vídeo-arte e mediação guiada, convidando o público a ocupar o espaço cênico como parte viva da obra. Inspirada pelo trânsito entre ficção e realidade, a peça-instalação brinca com a dualidade entre sonho e rotina, literatura e cidade. Serão 20 apresentações em duas semanas, com duas sessões por dia e ingressos reservados antecipadamente. Segundo o diretor, é uma peça sobre literatura e trânsito. Dom Quixote leu tantos livros que seus pensamentos são agora uma sucessão de máximas de escritores. Não consegue mais entrar em contato com o mundo a não ser pela literatura. Mas hoje é um dia especial. Ele decide não ler. Ao invés da leitura, sai à rua e, no caminho, encontra seres tão incomuns quanto ele. “A ideia da peça surgiu do meu deslocamento diário em transportes públicos. Os longos períodos em trânsito, esse tempo em que não estamos em lugar algum, aos poucos se transformaram numa língua. A peça é a história de Dom Quixote articulada por essa língua”, comenta. Interatividade e acessibilidade como linguagem Com cenografia de Eduarda Brandão, a estrutura permite que o público percorra um trajeto dentro do espaço, experimentando estações com cenas, aromas, objetos e sons que instigam todos os sentidos: “A peça é interativa no sentido de que é construída junto com o público. A linha que divide os atuantes dos observadores está presente, mas treme o tempo todo. Isto é, as ações dos atores têm sempre destinatários específicos. Qualquer peça sem o público é impossível, mas essa é mais.”, diz o diretor. Para ele, a ideia é mexer na experiência teatral convencional e aproximar o teatro de escolas, museus e espaços públicos — uma das próximas metas do projeto, que pretende circular como instalação itinerante. A acessibilidade é um pilar fundamental da obra. Com a participação do ator Leandro Dias, que possui deficiência visual, a equipe enriqueceu essa proposta sensorial: “Durante os ensaios, foi necessária a constante criação de pontes entre os mundos dos videntes, super estimulados por imagens, e dos cegos, privados de visualidade, mas super estimulados pelos outros sentidos. Essa experiência foi absorvida pela peça.”, comenta o diretor, acrescentando que a sessão do dia 14 também contará com audiodescrição. Ineditismo: Dom Quixote com Auto de Fé Outro diferencial da montagem é a costura de dois clássicos: Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, e o romance Auto de Fé, de Elias Canetti, Nobel de Literatura. A proposta é combinar a jornada delirante do cavaleiro com os personagens de Canetti, aprofundando a ideia de representar aquilo que não é. “Cervantes se utilizou dos romances de cavalaria, em moda à sua época, para criar o seu próprio: um romance de cavalaria às avessas, em que os personagens representam aquilo que não são. Nesta peça, isso também acontece, com o trânsito entre essas duas obras: Dom Quixote na borda e Auto de Fé no recheio”, explica Glauco. O espetáculo ainda se desdobra em um filme, onde um ator sai de casa no Jardim América para atuar na própria peça, na Urca. É a peça no filme e o filme na peça. Essa intersecção entre as linguagens cinematográfica e teatral cria camadas adicionais que provocam a noção de realidade e ficção. A loucura é abordada não como um estado patológico, mas como uma experiência comum a todos, um convite para estranhar o cotidiano e embarcar no delírio de Dom Quixote. Classificação: 14 anos Duração: 60 minutos SERVIÇO Local: UNIRIO – Av. Pasteur, 436 – Urca Datas: 07 a 19 de julho (segunda à sábado) *A sessão do dia 14 contará com audiodescrição Horários: 19h e 21h Reserva de ingressos pelo whatsapp: https://wa.me/c/5521996855751 Limite de 25 pessoas por sessão. FICHA TÉCNICA Elenco: Diogo Tebaldi, Emiliano Fischer, Glauco Deris, Julia Ísis, Leandro Dias, Pedro Scovino, Raphael Lorenzo e Thaísa Muniz Direção: Glauco Deris Assistência de direção: Bárbara Mendes Cenografia - Eduarda Brandão Orientação de Cenografia: Dóris Rollemberg Cenógrafo assistente: Samir Alves Assistente de cenografia - Agatha Trigo; Eduarda Sanques; Karolayne Ferreira; Nicole Heiliger; SIMÉIA Ferreira; Vitória Belone; Yasmim Lira; Yasmin Santos Produção de Arte de Adereços- Eduarda Brandão Assistente de produção de Arte de Adereços - Samir Alves Maquetes Táteis- Yasmim Lira Figurino: Rayane Flaviano Assistência de figurino: Aghata Trigo, Eduarda Sanques, Milena Gabriel e Siméia Ferreira Som: Arthur Murtinho Vídeo: Peterson Pessoa Assistência de Vídeo: Yan Holanda Projeção: Diego Migliorin Iluminação: Felipe Rangel, Isabela Gopin, Lauro Vendrusculo e Maria Marinho Assistência de Iluminação: Luana Hyuuga Caracterização: Lucas Raibolt e Pedro Scovino Preparação corporal: Bárbara Mendes Preparação vocal: Natália Fiche Design: Glauco Deris e Lucas Nonno Pintura: Rafael Alonso Cenotécnica: Pedro Halpern e Haru Lian Produção: Aninha Custódio, Glauco Deris, Hugo Montero e Jota Fontenele Assessoria de Imprensa: Mar Comunicação Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. 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MARCELLA FREIRE MACHADO
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