A cidade de São Paulo oferece uma programação cultural intensa neste primeiro final de semana de julho, com atividades gratuitas promovidas nas Casas de Cultura espalhadas por diversas regiões da capital. Segundo informações da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, as ações visam valorizar expressões artísticas populares e fortalecer a conexão entre cultura e território. Os eventos incluem desde festas julinas até oficinas, shows e rodas de conversa, com destaque para artistas da cena local.
Entre os destaques da sexta-feira (4), estão o “Forrozão do Campo Limpo”, com o grupo Lances Boys, e o arraiá na Casa de Cultura Freguesia do Ó, com a dupla Netinho & França. As apresentações resgatam as tradições nordestinas com sanfona, zabumba e muito ritmo, promovendo a diversidade musical nos bairros. Já no Ipiranga, o Trio Amizade leva o forró pé de serra à Casa de Cultura Chico Science.
No sábado (5), atividades voltadas ao público infantil, como oficinas lúdicas e apresentações teatrais, dividem espaço com festas populares e eventos de valorização da cultura afro-brasileira. A Batalha de Trancistas, em Parelheiros, promove integração comunitária e reconhecimento do trabalho de profissionais da estética negra, enquanto shows de samba, reggae e forró animam diferentes regiões da cidade.
A programação segue no domingo (6), com atrações como o show da banda INSONES, na zona sul, e a Festa Julina da Casa de Cultura Brasilândia, com a cantora Fê Braga. O encerramento inclui ainda oficinas de autoestima e valorização da identidade negra, como o workshop de turbantes na Casa Raul Seixas, em Itaquera, e espetáculos circenses voltados a toda a família.
Ainda de acordo com a pasta, os eventos integram uma política de descentralização do acesso à cultura e fazem parte da agenda dos equipamentos públicos que atuam como polos de criação, formação e fruição artística. Toda a programação tem entrada gratuita e classificação livre.