Cia. Noz festeja seus 20 anos de trajetória com apresentações gratuitas dos infantis Oras Bolas e Papinha em Mogi das Cruzes dias 12 e 13 de julho

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
02/07/2025 15h24 - Atualizado há 18 horas

Cia. Noz festeja seus 20 anos de trajetória com apresentações gratuitas dos infantis Oras Bolas e Papinha em
Felipe Lwe
 

Conhecida por explorar diversas linguagens em seus espetáculos, como teatro, dança, animação de objetos, música e artes plásticas, a Cia. Noz comemora seus 20 anos de estrada com duas apresentações de dois de seus trabalhos, além de uma oficina, em Mogi das Cruzes. Todas as atividades são gratuitas. Os espetáculos acontecem no Theatro Vásquez, nos dias 12 e 13 de julho, às 16h.

Criado pelo grupo em 2005, o espetáculo “Oras Bolas” nasce de uma experiência lúdica com bolas de diferentes tipos e tamanhos, brinquedos, formas geométricas e outros objetos, que são ressignificados para dar origem a pequenas histórias. 

Assim, nascem os personagens Menino Quadradinho e Menina Triângulo. A princípio, o menino brinca apenas com sua caixa, em alusão à fase na qual a criança descobre seu entorno brincando sozinha. No decorrer do espetáculo, ele passa a interagir com formas redondas, bolas que flutuam e outras formas geométricas, de maneira lúdica, até chegar o momento em que o pensamento egocêntrico é deixado de lado, e interage com o espaço à sua volta.

A trilha sonora da peça mistura diálogos relâmpagos, trechos musicais cantados ao vivo e outros, todos compostos especialmente para a encenação.

“Papinha”, criado pela Cia. Noz em 2022, trata-se de uma história de amizade e superação de diferenças. Na trama, todas as papinhas dos bebês desapareceram misteriosamente da cidade, deixando mamães e papais desesperados. Uma criança curiosa descobre que, por trás deste mistério, está Papinha, uma pequena monstra com um grande problema: um dente mole que não pára de doer e a impede de comer sua comida de monstro. 

A monstrinha acaba ultrapassando o limite de seu mundo em busca de comida de bebê, pois estas não machucam seu dente mole. Ao entrar no mundo dos humanos, encontra a criança que a ajuda a resolver o doloroso problema que está enfrentando. Juntas, descobrem as diferenças entre seus mundos.

A monstra Papinha e a criança, representados por bonecos, apresentam seus diferentes pontos de vista a respeito dos mesmos acontecimentos. O medo é um importante mecanismo de defesa e de proteção. Mas, muitas vezes, o combustível do medo é a imaginação - algo que a criança tem em abundância e é exatamente esse o contexto do espetáculo. A peça busca trazer à tona questionamentos a respeito do medo, das diferenças e do que é novo.

Os bonecos, cenários, figurinos e adereços são inspirados nas estéticas das obras de Pablo Picasso, com cores e formas das fases do artista (fase azul, fase rosa, fase cubista e fase cubista analítica). A combinação dos módulos geométricos do cenário permite enfatizar determinadas atmosferas, são articulados de modo que o cenário todo seja tomado pela paleta de cores das fases do artista.

Sobre a Cia Noz de Teatro

Criada em 2004, a Cia Noz une teatro, dança, animação de objetos, música e artes plásticas, investigando novos materiais e possibilidades cênicas. Com direção de Anie Welter, a companhia desenvolve suas criações por meio de pesquisa colaborativa, envolvendo atores, bailarinos, músicos e artistas plásticos. 

Em duas décadas de atividades, o grupo apresentou sete espetáculos, incluindo “Oras Bolas”, “Papinha”, “Cocô de Passarinho”, “100 + Nem Menos” e “Pop”, que foram vistos por mais de 180 mil espectadores. 

Serviço
Espetáculos da Cia. Noz em Mogi das Cruzes
Theatro Vasques - Rua Dr. Corrêa, 515, Centro
Ingressos: gratuitos
Classificação: Livre

Papinha

Quando: 12 de julho de 2025, sábado, às 16h

Sinopse: Misteriosamente, todas as papinhas dos bebês desaparecem da cidade, deixando mamães e papais desesperados. Uma criança curiosa descobre que por trás deste mistério está Papinha, uma pequena monstra com um grande problema: um dente mole que não para de doer e a impede de comer comida de monstro. Juntas, descobrem as diferenças entre seus mundos.

Ficha Técnica: Direção e Coordenação Geral: Anie Welter | Criação: Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (Laís Trovarelli, Maiara Roquetti, Regina Arruda, Rodrigo Sampaio, Jota Rafaelli, Igor Armucho, Vanessa Balsalobre e Anie Welter) | Assistência de direção (fase 1): Jota Rafaelli | Elenco: Igor Armucho, Maiara Roquetti, Regina Arruda, Vanessa Balsalobre | Música original: Morris Picciotto | Produção musical: Yvo Ursini | Desenho de luz: Rafael Petri | Operação de luz: Roseli Marttinely | Contrarregragem: Valcrez Siqueira | Direção de arte, figurinos e bonecos: Laís Trovarelli e Anie Welter | Costureiras: Cidinha André (figurino) e Eneida Lopes Balsalobre (patchwork cenário) | Perucas: Tetê Ribeiro | Adereços: Cia Noz e Daniel Sapiência | Boneco: Anie Welter e Laís Trovarelli | Produção: MoviCena Produções | Duração: 45 minutos

Oras Bolas

Quando: 13 de julho de 2025, domingo, às 16h

Sinopse: Os personagens “Menino Quadradinho”, “Menina Triângulo” e “Menino Redondinho” se relacionam a partir de suas diferenças. O “Menino Quadradinho” brinca apenas com sua caixa, aludindo à fase autocentrada da criança, onde ela brinca somente consigo mesma. Num universo de bolas de todos os tipos (animadas, como figurinos, em luz negra brilhando e dançando) sua curiosidade o leva a interagir com outras formas geométricas de forma lúdica e divertida.

Ficha Técnica: Concepção e Direção Geral: Anie Welter | Música Original: Morris Picciotto e Dan Maia | Cenário, Figurino e Bonecos: Cia Noz de Teatro, Dança e Animação | Elenco: Carol Tello, Zi Arrais, Maiara Roquetti, Igor Armucho, Pedro Falco e Vanessa Balsalobre | Produção: MoviCena Produções | Operação de luz: Valcrez Siqueira | Duração: 45 minutos

Workshop "Formas Animadas"

Quando: 12 de julho, das 10h às 13h
Local: Casarão do Carmo – Rua José Bonifácio, 516 – Centro
Formulário de inscrição: https://forms.gle/59v4LeVeaZkJR16v5

 

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]


Notícias Relacionadas »