“Cabaré Pirata: Carnavandalização, Pilhagem e Rebolado” estreia no Teatro Glaucio Gill
Espetáculo vai ocupar o Cabaré do Glaucio em julho
MAR COMUNICAçãO
02/07/2025 15h53 - Atualizado há 16 horas
Rodrigo Santana
O Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, será tomado por uma ocupação cênica irreverente e provocadora: o “Cabaré Pirata: Carnavandalização, Pilhagem e Rebolado”. Vindas das Alterosas de Minas Gerais, com paradas no Paraná e um desembarque triunfal na praia azul carioca, as Vedetes das Alterosas chegam de busão, prontas para sequestrar o glamour do pequeno teatro e transformar o espaço em uma verdadeira república de vedetes.
Em uma aliança inédita entre artistas icônicos do cabaré de Belo Horizonte, Curitiba e do próprio cabaré carioca, a proposta é simples e subversiva: instaurar a pirataria como linguagem cênica. Em cena, o público será conduzido por uma mistura de números originais, releituras e “sequestros” de clássicos da noite brasileira. Cada artista invade o repertório do outro, em um jogo de infiltração, pilhagem artística e celebração da precariedade como força criativa.
O Cabaré do Gláucio tem a idealização do diretor Rafael Raposo enquanto a direção do espetáculo é assinada por Marina Viana, com curadoria e supervisão artística de Christina Streva, que mantém o olhar atento sobre a essência inquieta e indomável do projeto. A direção musical fica por conta de Xandão Viana, que conduz os músicos Nigga e Júlia Rodrigues no comando sonoro desta ocupação.
O elenco reúne nomes de peso da cena cabareteira nacional: Dagmar Bêde, Eli Nunes, Will Soares, Fernanda Fuchs, Má Ribeiro, Ricardo Nolasco e Eber Inácio, além da atriz convidada, Simone Mazzer.
A beleza e a anarquia visual do espetáculo ganham forma com o figurino de Halyson Félix e a iluminação de Lara Cunha.
“Cabaré Pirata” é mais que um espetáculo: é uma ação de ocupação, é um manifesto performativo, um convite à desordem criativa. Uma noite em que os limites entre artista, personagem e público se diluem… e onde pirataria e o rebolado andam de mãos dadas.
SERVIÇO:
Espetáculo: Cabaré Precarieté: pirataria, carnavandalização, pilhagem e rebolado
Datas: 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de julho de 2025
Horário: 22h
Local: Teatro Gláucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, Copacabana – Rio de Janeiro
Ingressos: À venda na bilheteria do teatro e na plataforma da FUNARJ
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: Aproximadamente 90 minutos
FICHA TÉCNICA
Idealização: Rafael Raposo
Curadoria: Christina Streva
Supervisão: Alexandre David
Direção: Marina Viana
Direção Musical: Xandão Viana
Elenco-Criador: Dagmar Bêde; Eli Nunes ; Will Soares; Fernanda Fuchs ; Má Ribeiro ; Ricardo Nolasco ; Eber Inácio
Atriz convidada: Simone Mazzer
Músicos: Nigga e Júlia Rodrigues
Figurino: Halyson Félix
Aderecista: Bea Simões
Iluminação: Lara Cunha
Realização: Teatro Gláucio Gill / FUNARJ
Comunicação e Design: Rodrigo Santana
Comunicação Geral: Álvaro Magno; Helder Petra; Lucas Menescal
Assessoria de imprensa: Mar Comunicação
Administração: Rosalvo Barreto, Carlos Henrique Canossa, Alexandre Brum. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELLA FREIRE MACHADO
[email protected]