Julho de 2025 - Em um cenário onde a construção seca, especialmente com o sistema drywall, ganha cada vez mais espaço pela praticidade, rapidez e limpeza na execução, a Obramax — maior atacarejo de materiais de construção do Brasil — alerta para o uso inadequado de perfis metálicos fora das normas técnicas, prática que compromete o desempenho, durabilidade e a segurança da obra.
O drywall é um sistema construtivo formado por chapas de gesso apoiadas em estruturas metálicas, amplamente utilizado em paredes, forros e revestimentos internos. Na construção seca, os Perfis Normatizados para drywall são elementos metálicos cujas dimensões, formas e propriedades seguem rigorosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esses perfis garantem a estabilidade, a resistência e o desempenho necessários para assegurar a qualidade e a segurança na montagem dos ambientes.
Perfis que não seguem as normas, que são obrigatórias tanto para fornecedores quanto para vendedores, podem apresentar incompatibilidade dimensional e menor resistência. Entre as consequências técnicas estão os riscos estéticos e estruturais, como deformações, fissuras e colapsos parciais ou totais da obra, colocando em risco a vida dos ocupantes do espaço. Além disso, as pessoas que vendem, adquirem ou instalam esse tipo de produto também precisarão lidar com consequências legais, entre elas as punições por meio de sanções no âmbito administrativo, civil e criminal; invalidação de garantia e até mesmo a perda de cobertura por parte das seguradoras.
A comprovação e o controle de qualidade dos perfis normatizados são realizados por meio do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) e, para a identificação, os perfilados devem conter informações como a espessura, o comprimento, a marca e/ou identificação do fabricante, indicação da rastreabilidade, como lote e/ou data de fabricação, entre outros. A Obramax reforça que o uso de produtos que seguem esses parâmetros é essencial e muitos deles podem ser encontrados em suas unidades, como o perfil enrijecido em aço galvanizado, eletrodutos, eletrocalhas, cantoneiras e mão francesa.
“Utilizar produtos normatizados aumenta a durabilidade e a confiabilidade da construção, oferecendo vantagens técnicas e de desempenho. Entre os benefícios estão a segurança estrutural, simetria padronizada, agilidade na montagem, menor desperdício e redução de riscos contratuais e jurídicos. Quando o profissional opta por um perfil normatizado, ele tem a garantia de estar usando um material com qualidade comprovada, adequado até mesmo aos projetos mais exigentes”, afirma Rafael Sales, Diretor Comercial de Construção e Acabamentos da Obramax.
Sobre a Obramax
A Obramax faz parte do grupo Adeo e iniciou sua operação no Brasil em 2018. A marca é o maior atacarejo de materiais de construção do país aberto a todos e já conta com 9 lojas físicas omnicanal, mais de 16 mil produtos a pronta entrega e está em grande expansão pelo território nacional. A empresa também está presente na França, Itália, Polônia e Espanha, onde atende pelo nome de Bricoman, Obramat e Tecnomat.
Sobre Grupo Adeo
O Grupo Adeo nasceu em 1923, com a marca Leroy Merlin. Está presente em 21 países com mais de 1000 lojas, divididas em 6 marcas independentes. A instituição emprega cerca de 110 mil colaboradores, atendendo cerca de um milhão e meio de clientes por dia no mundo.
Informações à imprensa: [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Barbara Magiolo Contini
[email protected]