ConfraBusiness: Ecossistema de liderança onde conexões ganham propósito e constroem legado

Criado durante a crise de 2017, o grupo realiza encontros e experiências estratégicas, reúne mais de 360 líderes e aposta na confiança como base da nova economia relacional.

MARIO BRILHANTE
01/07/2025 09h55 - Atualizado há 21 horas

ConfraBusiness: Ecossistema de liderança onde conexões ganham propósito e constroem legado
ConfraBusiness
Em meio à expansão dos hubs de inovação e redes de negócios no Brasil, um grupo fundado em Campinas tem se destacado por unir nomes de peso do mercado nacional com uma proposta diferenciada: gerar conexões profundas, estratégicas e de alto impacto relacional. É a ConfraBusiness, que reúne atualmente mais de 360 CEOs, fundadores e executivos C-levels e empresários de  marcas como Embraer, Natura, Carrefour, Bosch, Gerdau, Cosan, Lenovo, Accor, Amil, Alibaba, Mercado Livre e Stefanini.

Criada em 2017, no auge de uma crise política e econômica, a Confra nasceu como um grupo informal no WhatsApp e rapidamente evoluiu para se tornar um dos principais ecossistemas de inteligência relacional e networking estratégico do país.


Nosso objetivo sempre foi transformar relações em resultados. Conexão por conexão não basta. É preciso escuta, curadoria e propósito”, resume Raul Maudonnet, cofundador e presidente do grupo.

Formato que privilegia profundidade, não volume
A ConfraBusiness se diferencia por sua curadoria personalizada: novos membros são admitidos, com foco em sinergia, ética e visão de longo prazo. A seleção é conduzida pelos fundadores Raul Maudonnet e Ricardo Tozzi, que também atua como vice-presidente.

Além dos encontros reservados, o grupo atua em quatro frentes principais:
♦ ConfraMulher: protagonismo feminino no alto escalão
♦ Comitê de Supply Chain: espaço permanente de discussão sobre logística e operações
♦ ConfraTalks: podcast com vozes estratégicas do mercado
♦ Assessoria Confra: matchmaking de líderes sob medida

Presença nacional e atuação multissetorial
A ConfraBusiness cresceu mantendo sua identidade. Referências da mídia e do empreendedorismo, como Roberto Justus e Cris Arcangeli, já participaram dos encontros do grupo. Cris, inclusive, integra o conselho ao lado de outros 11 nomes que lideram mercados, inspiram transformações reais e representam a força de diferentes trajetórias.

O ecossistema promove mais do que networking, promove dinâmicas que resultam em negócios reais e articulações entre setores inteiros da economia.

Em um mundo cada vez mais digital, quem domina o analógico, ou seja, as relações humanas,  sai na frente. A liderança empática, como aponta o relatório “Tendências de Capital Humano 2024” da Deloitte, passou de diferencial para pré-requisito.

A ordem é clara: se disponibilize, ajude. Depois, se for o caso, peça algo. Networking não é sobre troca de cartões, é sobre troca de confiança”, reforça Ricardo Tozzi, cofundador e VP da ConfraBusiness, especialista em trocas relacionais.
 
A convergência entre tecnologia e relação humanas 
Não se trata de escolher entre tecnologia ou humanidade. O futuro será dos líderes que souberem equilibrar algoritmos e afetos. Segundo estudo da PwC, 71% dos CEOs brasileiros consideram a integração entre IA e gestão de pessoas como prioridade para 2025, mas apenas 33% se sentem preparados para conduzi-la com profundidade humana.

É nesse contexto que modelos como o da ConfraBusiness se tornam referência: um ecossistema multissetorial que estimula trocas autênticas, negócios sustentáveis e ambientes onde a escuta é mais valiosa que o discurso ensaiado.

Um novo paradigma de liderança: A economia relacional
A economia do futuro não será apenas digital, será relacional. Lideranças como Raul Maudonnet e Ricardo Tozzi mostram que o que move as engrenagens do crescimento não são apenas dados, mas o significado construído entre pessoas que se respeitam e se escutam.

Mais do que um grupo de networking, a Confra é um farol que ilumina o caminho para uma nova geração de líderes: conscientes, colaborativos e estrategistas das emoções.
 
Cinco verdades incontornáveis para quem quer liderar com relevância em 2025
A partir dos encontros, estudos e experiências compartilhadas em eventos realizados pela ConfraBusiness, surgem cinco ensinamentos-chave para empresas que desejam aumentar o poder relacional e prosperar em negócios e carreira, em 2025:

1.     Diversidade geracional não é só um desafio: é um ativo estratégico.
2.     Liderança relacional não é soft skill: é pilar de negócio.
3.     A escuta ativa pode ser mais valiosa que MBA.
4.     Ecossistemas curados geram soluções mais criativas.
5.     Eventos de alto nível são laboratórios de cultura e podem reverberar em dezenas de decisões empresariais depois.

Propósito em ação: Quando o diálogo vira estratégia de crescimento
A ConfraBusiness mostra que, quando a escuta se transforma em ação e o diálogo em estratégia, o impacto é inevitável. O que começou como um grupo informal hoje reúne grandes líderes de corporações e gera negócios milionários a partir de uma estrutura relacional bem azeitada e robusta.

E em um mundo onde tudo muda o tempo todo, uma coisa permanece: pessoas conectadas por propósito geram transformações que nenhuma tecnologia sozinha é capaz de entregar.
 
Sobre a ConfraBusiness
Fundada em 2017, a ConfraBusiness é um dos principais ecossistemas de networking e geração de negócios do Brasil. Com mais de 360 membros ativos — entre CEOs, fundadores, executivos C-levels de grandes corporações e family offices , promove conexões estratégicas com base em curadoria, conteúdo e reputação.

O reconhecimento unânime da Câmara Municipal de Campinas aos fundadores Raul Maudonnet e Ricardo Tozzi, com a concessão do Título de Mérito Empresarial, reforça o valor institucional da ConfraBusiness como um ecossistema de liderança, conexões estratégicas e geração de negócios.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIO ALVES BRILHANTE
[email protected]


Notícias Relacionadas »