Pioneira em programas de intercâmbio cultural, a Experimento foi a única empresa do segmento a ser contemplada na categoria Sênior do Selo de Excelência em Franchising da ABF, na edição 2025. A chancela é concedida a partir de avaliação feita pelos próprios franqueados das marcas, o que reforça o sucesso de uma estratégia peculiar adotada pela operadora.
Com 60 anos de atividades, a Experimento atua no regime de franquias desde 2022, quando abriu a primeira unidade no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Hoje, das 54 lojas mantidas pelo grupo, 52 estão inseridas nesse modelo. E a aposta é investir em parceiros que tenham real afinidade com a empresa e com a prática do intercâmbio.
“Somos uma marca privilegiada, pois a grande maioria dos franqueados, antes de unirem forças conosco, se apaixonaram pela vivência como intercambistas. Isso fez com que chegassem ao negócio encantados pelos valores que imprimimos em cada etapa das viagens que organizamos. Também atraímos ex-colaboradores que já conheciam a operação e demonstram aderência à visão e às nossas práticas”, comenta a diretora Carla Gama.
Exemplos de franqueadas
A primeira loja franqueada foi concedida a Ana Gabriela Marcon. Ela já conhecia a Experimento como funcionária por cinco anos na loja no bairro paulistano do Itaim Bibi e, posteriormente, em posto avançado de atendimento dentro do Colégio Mackenzie. “Mesmo tendo viajado por outra empresa, estudei em uma escola parceira da Experimento nos Estados Unidos, o que serviu de incentivo para ingressar na rede”, conta.
Vera Cleto é outro exemplo de quem se tornou franqueada após longo período como colaboradora. São 29 anos de relacionamento, sendo os últimos sete administrando uma unidade em Campinas, no interior de São Paulo. “A Experimento é uma marca com personalidade e, assim como eu, entende o intercâmbio como processo de formação cidadã, tendo a educação no seu DNA e não o turismo”, acredita.
“Fui tenista e técnica de tênis por muitos anos. Conheci mais de 50 países e posso afirmar que intercâmbio é indispensável para ampliar a compreensão do mundo e melhorar a qualidade individual do ser humano”, complementa.
A experiência inicial de Débora Eguti com a operadora incluiu duas viagens de intercâmbio aos Estados Unidos, nos anos de 2006 e 2007, quando ainda era estudante de biomedicina. Voltou encantada com o atendimento e com a transformação proporcionada pelas vivências internacionais. Logo conseguiu vaga como consultora na rede. Em 2018, assumiu a franquia de uma loja em Perdizes, na zona oeste de São Paulo. “Sempre me identifiquei com os propósitos da operadora. Eu e minha sócia, Daniela Pinhata, trabalhávamos na loja do Morumbi quando decidimos empreender como franqueadas”, revela.
Apesar de terem iniciado o negócio pouco antes da pandemia da Covid-19, que afetou as vendas e a decolagem do negócio, Débora conta que o pay back do investimento se realizou em dez meses. “Ser franqueado exige conhecer a fundo nossos clientes para desenvolver a melhor experiência de intercâmbio cultural. Nossa venda envolve consultoria de um produto intangível que só pode ser avaliado após a assimilação de boas experiências”, entende.
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JULIANA PISSARRA DE CAPRIO
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