Conheça os principais desafios da partida a frio no inverno, com a NGK

Especialista recomenda velas de ignição especiais, que evitam falhas e facilitam o funcionamento do motor nos dias gelados.

ANNA MATTOS
26/06/2025 17h20 - Atualizado há 4 horas

Conheça os principais desafios da partida a frio no inverno, com a NGK
Divulgação

São Paulo, junho de 2025 – Com a queda das temperaturas, aumentam os desafios para o bom desempenho dos motores, especialmente na partida a frio. Nesse cenário, são diversos os fatores que dificultam a ignição, exigindo atenção redobrada a componentes essenciais do veículo, como  a demora para alcançar a temperatura ideal de funcionamento ou a maior taxa de condensação do combustível, que dificulta sua queima.

Para garantir o funcionamento adequado dos sistemas do automóvel e, portanto,  uma condução mais segura durante o inverno, a NGK, marca da Niterra especializada em sistemas de ignição, destaca os principais componentes que merecem cuidados especiais nessa época do ano.

1 – Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento: é essencial que este sensor indique corretamente a temperatura do motor, pois ele aciona diversos sistemas responsáveis pela partida a frio do motor em dias com temperaturas ambientes mais baixas.

2 – Sistema com reservatório de combustível: deve estar limpo, desobstruído, livre de vazamentos e resíduos. Além disso, é fundamental que esteja abastecido com gasolina de boa qualidade, o que garante o funcionamento adequado do sistema de partida a frio.

3 – Sistema de aquecimento do combustível: precisa operar corretamente para assegurar o aquecimento adequado do combustível, favorecendo a queima eficiente, facilitando a vaporização do combustível e reduzindo os efeitos da condensação em baixas temperaturas.

4 – Bateria: deve estar em boas condições, já que o tempo de partida tende a ser maior com o motor frio, principalmente em baixas temperaturas. Também é necessário que tenha carga suficiente para alimentar os sistemas auxiliares que entram em funcionamento nesse momento.

5 – Velas de ignição: são responsáveis por gerar a centelha elétrica que inicia a queima do combustível. Como esse é um momento crítico para o funcionamento do motor, é indispensável que as velas estejam em bom estado. Velas de iginição desgastadas ou com acúmulo de resíduos dificultam a partida a frio do motor.

Vantagens das velas especiais no inverno

As velas de alta performance, produzidas com metais nobres, como platina e irídio, se destacam em ambientes de baixa temperatura por oferecerem uma faísca com maior energia e constante, mesmo em condições extremas. Dessa forma, demonstram uma maior capacidade de promover a queima da mistura ar/combustível de maneira mais eficiente, garantindo um desempenho superior na partida a frio do motor.

“As velas de metais nobres são resistentes à formação de resíduos e à carbonização, problemas que se intensificam no frio e prejudicam a ignição. Com eletrodos mais finos e materiais de maior durabilidade, essas velas facilitam o acionamento rápido do motor, reduzindo o esforço exigido da bateria e do motor de arranque, que já operam com maior dificuldade em temperaturas baixas”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.

Ao escolher velas de platina ou irídio, o motorista garante uma ignição mais confiável e proteção do sistema, especialmente em dias frios. A NGK oferece a linha G-Power, com eletrodo central com ponta de platina e  eletrodo lateral trapezoidal para melhor propagação da chama, e a Iridium IX, com eletrodo central com ponta de irídio e eletrodo lateral com a ponta chanfrada que otimiza a combustão e reduz a perda de energia. Essas linhas são oferecidas ao mercado de reposição automotiva, sendo uma excelente opção para modernizar o sistema de ignição dos veículos que utilizam velas convencionais de níquel.

Já para os veículos mais modernos ou de alta gama, a NGK possui as linhas Laser Platinum e Laser Iridium que são utilizadas como equipamento original em muitos veículos.

 


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ANNA CARLA JURAZECKI DE MATTOS
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