Projeto social de Karatê de Poconé participa do primeiro Takiyoku da federação e conquista medalha
BENEDITO JUNIOR
24/06/2025 21h44 - Atualizado há 1 semana
Reprodução instagram
O
município de Poconé , localizado no interior de Mato Grosso , já começa a colher os frutos de uma iniciativa que une disciplina, respeito e formação de caráter: o
Dojo Pantanal Karatê 6ªCIPM . Sob a liderança do
Sensei Jesus, faixa preta primeiro dan , o projeto social fundado em fevereiro deste ano tem levado a prática do Karatê Shotokan a crianças, jovens e adultos da cidade e região.
Apesar do pouco tempo de existência, o dojo participou recentemente do primeiro Takiyoku promovido pela
Federação Mato-grossense de Karatê , conquistando resultados expressivos e marcando presença no cenário esportivo estadual.
A ideia de criar o dojo, que significa "local do caminho", foi proporcionar à comunidade de Poconé e cidades vizinhas o acesso à arte marcial japonesa Karatê Shotokan. Nosso objetivo vai além do esporte: queremos desenvolver o caráter e a autodisciplina dos alunos, promovendo respeito, humildade e aprimoramento pessoal explica o Sensei Jesus.
Três alunos do projeto representaram Poconé na competição, disputando em diferentes categorias por faixa etária. O resultado foi motivo de orgulho: um dos atletas conquistou a medalha de ouro, coroando o esforço e a dedicação do grupo.
Segundo o Sensei, o evento foi uma experiência fundamental para o desenvolvimento dos alunos, tanto dentro quanto fora dos tatames.
"Mesmo com muita preparação física e psicológica, competir gera um turbilhão de emoções. Esse evento foi muito importante para que eles entendessem como funcionam os campeonatos e aprendessem a lidar com vitórias e derrotas, sempre com respeito aos adversários e aos mestres" destaca. Além dos desafios comuns ao esporte, como o treinamento rigoroso, o projeto social enfrenta dificuldades financeiras, especialmente para cobrir os custos das competições. No entanto, o apoio dos pais e responsáveis tem sido essencial.
"Os pais estão incentivando seus filhos, mesmo arcando com gastos pessoais. Isso mostra o empenho de todos e me motiva ainda mais a continuar ensinando" afirma o Sensei.
O Takiyoku, que faz parte de um circuito de katas desenvolvidos para facilitar o aprendizado dos fundamentos do Karatê, é um evento que valoriza as tradições da modalidade e reforça os ensinamentos deixados por mestres como Gichin Funakoshi, fundador do estilo Shotokan.
O Sensei Jesus também aproveita para convidar novos alunos a conhecerem o projeto.
"O Dojo Pantanal Karatê Shotokan funciona nas dependências da 6ª Companhia de Polícia Militar de Poconé. Crianças, jovens e adultos que queiram participar podem entrar em contato pelo telefone (66) 9 9242-1342. As aulas são gratuitas" finaliza. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BENEDITO MANOEL DA SILVA JUNIOR
[email protected]