Live marketing ajuda marcas a fugirem dos estereótipos para representar diferentes culturas do Brasil

Promover experiências diretas com o público ajuda empresas a reconhecer diversidades regionais e evitar abordagens genéricas

MARIA DOS SANTOS
23/06/2025 16h06 - Atualizado há 9 horas

Live marketing ajuda marcas a fugirem dos estereótipos para representar diferentes culturas do Brasil
Freepik

Quase metade (48%) dos brasileiros compraria mais das marcas que representassem melhor suas regiões e culturas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo MindMiners. Entender essas identidades e utilizá-las para criar conexões genuínas com o público poderia ser regra do marketing digital; no entanto, ele costuma cair nos mesmos estereótipos, como praia, calor, carnaval, futebol e samba.

 

Mas como definir tantas diferenças brasileiras de forma autêntica, sem se apoiar no lugar-comum? Esse é o desafio que o Live Marketing pode solucionar, fortalecendo o vínculo com os consumidores e aumentando a fidelidade às marcas por meio de experiências, como ativações, eventos e ações.

 

“Interagir direta ou indiretamente com o público é o principal caminho para ajudar as marcas a compreenderem e representarem as regionalidades de forma singular. Campanhas de Live Marketing conseguem aguçar os consumidores, engajando e retendo vendas, valorizando costumes verdadeiros e não estereotipados”, explica Ramon Prado, sócio e CEO da Agência da HUSTLERS.BR, agência de comunicação especializada em Live Marketing e Estratégia Digital.

 

Ao estudar a cultura, entender as diferentes identidades e fomentar a inserção de pessoas e fornecedores locais nas campanhas publicitárias, elas valorizam os costumes e respeitam o orgulho regional. Assim, o live marketing entra em cena e permite aflorar ainda mais os sentimentos do público, fazendo com que o consumidor se sinta parte da marca.

 

“Criar experiências que são culturalmente relevantes para as pessoas ajuda a fortalecer a marca como parte daquela comunidade. Colaborar com criadores regionais ajuda a não cair nos estereótipos superficiais. Além de demonstrar o respeito com o público local, resgata símbolos culturais e promove vivências por meio de experiências imersivas”, complementa Ramon.

 

Essa estratégia de marketing ajuda as marcas a se posicionarem firmemente e não utilizarem uma comunicação genérica, conectando-se com as diversidades culturais brasileiras.

 

Sobre a HUSTLERS.BR

A HUSTLERS.BR é uma agência de comunicação especializada em Live Marketing e Estratégia Digital, com soluções inovadoras, autênticas e diversas. De eventos online e presenciais a ativações de marca, oferece um atendimento personalizado, com equipe plural. Liderada por Ramon Prado e Haynabian Amarante, empresários e profissionais pretos com mais de 20 anos de experiência, a HUSTLERS.BR  já atendeu clientes como TikTok, Google, Warner Bros., Banco BV, Fiserv e Ultragaz. Uma agência que vive diversidade. Seu propósito é criar experiências únicas e memoráveis unindo inovação, autenticidade e excelência.


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MARIA DAS GRACAS SILVA DOS SANTOS
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