GPA e Movimento Arredondar celebram 9 anos de parceria com mais de R$ 2.5 milhões arrecadados para causas sociais

Mais de 8 milhões de microdoações foram realizadas nos caixas em apoio a ONGs que atuam nas áreas de educação e alimentação

Repórter JB
05/06/2025 16h14 - Atualizado há 11 horas

GPA e Movimento Arredondar celebram 9 anos de parceria com mais de R$ 2.5 milhões arrecadados para causas
GPA e Movimento Arredondar/Divulgação

O Grupo Pão de Açúcar, um dos maiores grupos varejistas do Brasil, e o Movimento Arredondar, celebram nove anos de uma parceria que vem transformando pequenos gestos em grandes impactos sociais. Desde o início da parceria, em 2016, o arredondamento de centavos nas compras realizadas nas redes Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Extra Mercado e Mini Extra já arrecadou mais de R$ 2,5 milhões, beneficiando mais de 10 ONGs que atuam nas áreas de alimentação e educação.

No Brasil, a solidariedade, embora presente, ainda apresenta importantes desafios. O estudo Retrato da Solidariedade, realizado pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, aponta que em 2023 apenas 28% dos entrevistados declararam ter feito uma doação monetária para uma organização, e desses 37% mantêm contribuições recorrentes. 

Em paralelo, pesquisas recentes apontam que existe uma predisposição do consumidor a se engajar com causas sociais quando há mecanismos acessíveis para isso. De acordo com o estudo Varejo com Causa 2023/2024, realizado pela MOL Impacto, 69% dos consumidores dizem se enxergar, com as marcas, como parte da solução para os problemas sociais, e 80% afirmam ter uma imagem mais positiva sobre empresas que oferecem ferramentas de doação. A Pesquisa Doação Brasil 2022, iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e realizada pela Ipsos, identificou que 11% dos consumidores declararam ter utilizado o arredondamento como mecanismo de doação.

Por meio do Arredondar, os clientes das lojas do GPA têm a oportunidade de contribuir de forma simples e acessível: ao arredondar o valor de suas compras em dinheiro, os centavos excedentes são direcionados a organizações certificadas que desenvolvem projetos sociais. Até o momento, já foram mais de 8 milhões de microdoações, reforçando o impacto positivo dessa iniciativa.

"O compromisso do GPA vai além de oferecer produtos e serviços de qualidade. Temos como propósito Alimentar Sonhos e Vidas e, portanto, celebrar nove anos dessa parceria com o Arredondar é motivo de grande orgulho, pois vemos – na prática - o quanto essa união tem impactado milhares de pessoas", afirma Renata Amaral, gerente de sustentabilidade, diversidade e investimento social do GPA.

Impacto Social

Atualmente, 10 ONGs são apoiadas pela parceria, desenvolvendo projetos fundamentais para a sociedade, sendo elas a AACD, Prato Cheio, CREN, AFESU, Instituto Elos, Instituto Padre Haroldo, SERTA, Redes da Maré, Projeto Uerê e Terra Livre. Essas instituições trabalham para garantir acesso à educação de qualidade, segurança alimentar e inclusão social para pessoas em situação de vulnerabilidade.

"O Arredondar tem como missão conectar consumidores, marcas e organizações sociais para tornar a doação algo natural e acessível. Com o GPA, temos conseguido ampliar esse impacto ano após ano, transformando centavos em oportunidades reais para milhares de pessoas", destaca Camila Pasin, gerente de parcerias do Movimento Arredondar.

A parceria segue firme no propósito de mobilizar cada vez mais pessoas a contribuírem com causas importantes para o país.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse: www.arredondar.org.br/ 

Sobre o Arredondar:
Fundado em 2011 pelo economista Ari Weinfeld, o Arredondar é uma organização sem fins lucrativos dedicada a transformar vidas através da mobilização de recursos e soluções estratégicas para impacto social. Conectando empresas, ONGs e a sociedade em prol da cultura da doação, a organização oferece conhecimento, ferramentas de doação e consultoria que criam oportunidades para o engajamento de pessoas e o desenvolvimento da sociedade. 

A principal atuação do Arredondar é com jornadas de microdoações nos canais de pagamento de lojas físicas, e-commerce e faturas de cartão de crédito. Com mais de 70 milhões de doações realizadas em parceria com marcas como Burger King, Petz e Pão de Açúcar, tem a missão de construir uma sociedade mais justa, solidária e sustentável, onde o engajamento coletivo gera oportunidades reais de desenvolvimento.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JAICE AMANDA PEREIRA BALDUINO
[email protected]


Notícias Relacionadas »