*Por Rogério Gomes
O mercado automotivo brasileiro iniciou o ano com uma performance bastante positiva no segmento de vendas financiadas, indicando sinais claros de reaquecimento da economia e de confiança por parte dos consumidores. De acordo com dados divulgados pela B3, empresa responsável pelo ambiente de registro dos financiamentos de veículos no país, nos dois primeiros meses do ano, o total de automóveis, comerciais leves, motos e pesados vendidos por meio de crédito chegou a 1,1 milhão de unidades. Esse volume representa um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024, o que equivale a 39 mil unidades financiadas a mais.
O resultado é ainda mais expressivo quando analisado em uma perspectiva histórica: trata-se do melhor desempenho para o acumulado de janeiro e fevereiro dos últimos dez anos. Esse avanço é reflexo de uma maior disposição do consumidor em assumir financiamentos em um cenário de estabilidade relativa da taxa básica de juros e de expectativa de melhora gradual na renda e no mercado de trabalho.
Fevereiro, em particular, apresentou uma expansão de 7,3% nas vendas financiadas de veículos novos e usados em relação ao mês anterior. No total, foram financiadas 569 mil unidades no mês, entre veículos novos e usados, demonstrando um ritmo consistente de crescimento. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pela categoria de usados, que teve um incremento de 7,6% em relação a janeiro. Já os veículos novos apresentaram um crescimento de 6,7%, uma taxa ainda robusta, considerando os desafios que o setor enfrentava nos anos anteriores, como o impacto da pandemia e os gargalos na cadeia de produção.
A retomada das vendas financiadas também dialoga com a tendência observada nos últimos meses de 2024, quando o setor começou a mostrar sinais de recuperação mais sólida. Medidas como o aumento da competição entre instituições financeiras, que resultou em condições mais atrativas para o consumidor, além de programas de incentivo ao crédito e renovação de frota em determinadas regiões, contribuíram para este cenário.
Observa-se também uma mudança no perfil do consumidor, que tem optado cada vez mais por modelos seminovos, considerados vantajosos tanto pela questão do custo-benefício quanto pela maior oferta disponível. O financiamento continua sendo o principal meio de acesso à compra de veículos para uma parcela significativa da população, especialmente em um contexto de inflação ainda sob controle e leve retomada do poder de compra.
Por fim, esse bom desempenho é visto como um termômetro positivo para o restante do ano. Se mantido esse ritmo, há expectativa de que o volume total de financiamentos em 2025 possa superar significativamente os números de 2024, consolidando a recuperação do setor automotivo. Com mais crédito disponível, consumidores mais confiantes e a indústria se ajustando às novas realidades, o cenário é de otimismo moderado para os próximos meses.
*Rogério Gomes é superintendente da AutoBanking, plataforma inovadora de crédito como serviço (CaaS), focada em oferecer soluções financeiras personalizadas para concessionárias de veículos. Executivo sênior com mais de 27 anos de atuação em empresas de médio e grande porte em diferentes segmentos (bancário, financeiro, varejo e tecnologia), Rogério possui participação em projetos de planejamento estratégico, melhorias de processos, reestruturação de áreas/equipes e fusão de empresas.
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Gabriela Calencautcy
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