Excesso de velocidade lidera infrações em 2024 e Zapay ajuda motoristas a regularizarem débitos veiculares

Campanha da Senatran, em parceria com Zapay, foca na importância do Maio Amarelo: Desacelere seu bem maior é a vida​

TATIANE SANTOS
23/05/2025 15h08 - Atualizado há 2 dias

Excesso de velocidade lidera infrações em 2024 e Zapay ajuda motoristas a regularizarem débitos veiculares
Freepik

O mês de maio marca a intensificação das ações voltadas à segurança no trânsito em todo o Brasil, com a campanha Maio Amarelo, movimento criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos nas vias. 

Diante dos dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, de janeiro a outubro de 2024 foram emitidos mais de 5 milhões de autos de infração por excesso de velocidade nas rodovias federais, um crescimento de 137,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, ultrapassaram 6,5 milhões as autuações por esse tipo de infração, com destaque para motoristas que excederam em até 20% o limite de velocidade permitido.  

‘’A maior parte dos acidentes é causada por imprudência e escolhas erradas por parte de condutores, ciclistas e pedestres. O observatório já é uma referência em mobilização social e esses eventos marcam mais uma característica relevante: juntar a tecnologia a serviço da segurança e de um trânsito mais humano’’, comenta Givaldo Vieira, Presidente da Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (AND).  

Um levantamento realizado pela Zapay, startup focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos e integrante do ecossistema de mobilidade do Sem Parar, no primeiro trimestre de 2024 apontou que 35,7% das multas aplicadas a carros foram por excesso de velocidade, enquanto 4,7% foram decorrentes de avanços de sinal vermelho.  

Outro dado fornecido pela empresa foi sobre o uso do celular ao volante e a ausência do cinto de segurança, que também apresentaram um aumento expressivo. Em média, essas violações cresceram mais de 33% em relação ao mesmo período de 2023. O uso do celular, por exemplo, teve alta de 36% e configura infração gravíssima, sujeita à multa de R$297,43 e sete pontos na CNH.  

Enquanto os órgãos públicos investem em ações de conscientização, empresas do setor privado têm contribuído com soluções tecnológicas para tornar o dia a dia do motorista mais simples e seguro. É o caso da Zapay, empresa que tem como objetivo facilitar a vida do motorista oferecendo acesso simplificado a informações sobre multas, débitos veiculares, licenciamento e outros serviços, promovendo maior conscientização, regularização e responsabilidade no trânsito e que contribuem e apoiam a campanha.  

''A importância da responsabilidade individual e coletiva para a construção de um trânsito mais seguro e os Detrans de todo o país se mobilizam em ações durante todo o período da campanha. O objetivo é criar uma reflexão na sociedade sobre como mudanças nas escolhas individuais podem impactar na construção de um trânsito mais seguro para todos’’ finaliza Vieira.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE MARIA DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »