Estiagem de inverno favorece obras de Regularização Fundiária no Brasil

Jéssica Laroca, Especialista em REURB, aponta os benefícios da estiagem de inverno para o procedimento

AS
21/05/2025 13h51 - Atualizado há 1 dia

Estiagem de inverno favorece obras de Regularização Fundiária no Brasil
Imagem Internet
Com a chegada do período de estiagem em grande parte do país, o cenário se torna favorável para o avanço de obras de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). A avaliação é da especialista Jéssica Laroca, que destaca uma série de benefícios logísticos, técnicos e financeiros ao concentrar esforços nesse período do ano. "Sim, a estiagem de inverno costuma ser uma boa época para a realização de obras de Regularização Fundiária, especialmente em regiões onde o verão é marcado por chuvas intensas, como é o caso de grande parte do Brasil", afirma Jéssica.
Segundo ela, o clima seco traz vantagens decisivas para o andamento das atividades. Entre os principais fatores positivos, está a menor incidência de chuvas. "Isso facilita a execução de obras de infraestrutura como drenagem, pavimentação e saneamento, reduzindo o risco de paralisações e atrasos", explica.
A produtividade também tende a aumentar. "Com o solo seco e o clima estável, o ambiente se torna mais seguro e eficiente para operários e máquinas, permitindo um ritmo de trabalho mais acelerado", complementa a especialista.

Outro ponto destacado por Laroca é a redução de custos. Segundo ela, a continuidade das atividades, sem as interrupções causadas por chuvas, diminui a necessidade de retrabalho e o desperdício de materiais, além de otimizar o uso de mão de obra e equipamentos.
A fase de planejamento também se beneficia da estiagem. "É uma época ideal para o levantamento topográfico, vistorias técnicas e outras etapas fundamentais da Reurb que exigem visibilidade e acesso facilitado aos terrenos", diz.
Por fim, Jéssica Laroca ressalta a importância estratégica de iniciar os trabalhos durante a estiagem para garantir o avanço da obra antes do retorno das chuvas. "Isso evita danos, atrasos e acelera a entrega do processo de regularização às comunidades beneficiadas", conclui.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA MARIA SILVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »