eComex lança solução para gestão de Catálogo de Produtos

Com workflow integrado e automatizado com IA, tecnologia identifica e sugere a classificação fiscal e de atributos para o Catálogo de Produtos com base na descrição das mercadorias, reduzindo erros e facilitando obrigatoriedades do NPI (Novo Processo de Importação)

Vianews
21/05/2025 10h58 - Atualizado há 1 mês

eComex lança solução para gestão de Catálogo de Produtos
iStock

A eComex, empresa brasileira pioneira no mercado de soluções de tecnologia para gestão, otimização e automatização de operações de comércio exterior e logística internacional, anuncia o lançamento da solução Catálogo de Produtos. Representada pelo personagem Atrix, esta solução baseada em IA deve revolucionar a gestão do Catálogo de Produtos, integrando um workflow automatizado, entre áreas e participantes do processo, com inteligência artificial para a classificação fiscal e de atributos.

Integrado diretamente ao ERP das empresas, a Inteligência Artificial (Atrix) entra em ação identificando e monitorando o cadastro de um novo produto, notificando os responsáveis pelo processo sobre a necessidade de criação e atualização de seu catálogo.

Para assegurar a precisão na classificação fiscal e de atributos, a solução possui um fluxo de trabalho (workflow) que permite ao gestor do catálogo envolver diferentes intervenientes no processo, incluindo líderes de outras áreas da empresa, agentes externos, fornecedores e consultorias especializadas, o que garante uma classificação fiscal e de atributos mais assertiva.

“A intenção é orquestrar as atividades de profissionais de várias áreas e atuar de forma transversal nas empresas, envolvendo todas as áreas que têm relação com o Catálogo, com tarefas predefinidas e alertas de prazos e execução”, explica André Barros, CEO da eComex.

Classificação fiscal e de atributos

A Atrix, que faz parte do Digital Army (conjunto de agentes autônomos de IA), apresenta a tela dos atributos para o gestor ou responsável descrevê-los, de forma integrada com o site do governo e utilizando IA para sugerir eventuais atributos dos produtos a partir das descrições dos materiais. Dessa forma, as empresas conseguem acompanhar com mais facilidade e transparência todo o processo de classificação fiscal e de atributos.

Antes da implantação do Novo Processo de Importação (NPI), o que caracterizava um produto era, basicamente, seus atributos gerais, como a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e uma descrição mais ampla. A partir de agora, essa caracterização englobará também atributos específicos, como cor, composição química, unidade de medida comercial, tamanho, diâmetro, entre outros, que variam de indústria para indústria.

“É justamente pensando nesse processo que desenvolvemos este Catálogo de Produtos, que visa atender de maneira ágil e eficiente as novas obrigatoriedades estabelecidas pelo governo para empresas que operam no Comex”, explica o executivo.

A nova solução identifica e sugere automaticamente atributos com base na NCM e na descrição detalhada dos materiais extraída do ERP, e entrega esta sugestão de classificação para aprovação do cliente, mantendo o histórico de atualizações, reduzindo riscos e erros e aumentando a eficiência no processo de importação. Mas é importante ressaltar que, além da aceleração digital dos processos promovida pela IA, a solução também conta com uma camada de revisão humana, para sugerir a melhor classificação para cada produto.

“A eComex segue investindo na evolução de seus algoritmos de IA para aprimorar auditorias e a governança tributária. Com a possibilidade de incluir imagens e dados mais detalhados no Catálogo de Produtos, nossa solução melhora a comunicação entre empresas e órgãos anuentes, reduzindo questionamentos fiscais e garantindo maior segurança nas operações de importação. Lembrando que, apesar do apoio tecnológico, a supervisão humana neste processo permanece indispensável”, reforça o CEO.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELLY SIQUEIRA DE SOUZA
[email protected]


FONTE: https://www.ecomex.com.br/
Notícias Relacionadas »