Qlik anuncia experiência agêntica para acelerar as jornadas de dados até a tomada de decisões
Projetada para capacitar usuários em todas as funções, a experiência agêntica da Qlik reformulará a maneira como as empresas interagem com os dados
Mariana Santos
22/05/2025 19h09 - Atualizado há 1 mês
A Qlik®, líder global em integração de dados, qualidade de dados, analytics e inteligência artificial (IA), anuncia sua nova experiência agêntica. A experiência agêntica fornecerá uma interface única e conversacional, permitindo que os usuários das empresas interajam naturalmente com os dados, usando agentes de IA especializados para descobrir rapidamente insights, tomar decisões mais rápidas e aumentar a produtividade – trazendo uma nova simplicidade para fluxos de trabalho complexos orientados por dados. A Qlik tem impulsionado de forma consistente as possibilidades de exploração, visualização e análise de dados. No centro dessa inovação contínua está o motor da Qlik – uma tecnologia exclusiva que indexa as relações entre os dados, permitindo a descoberta de conexões inesperadas. A experiência agêntica está integrada diretamente nesse motor, expandindo a capacidade de usuários e agentes de acessar intuitivamente essas relações, obter insights e tomar medidas com base em dados diversos. A experiência agêntica permitirá que os usuários acessem insights e tomem decisões simplesmente participando de um diálogo em linguagem natural. Operando perfeitamente no Qlik Cloud – incluindo integração de dados, qualidade de dados e soluções de analytics – a experiência elimina o atrito, fornecendo visibilidade rápida e intuitiva para decisões mais inteligentes e mais produtividade. - Lançado no ano passado para dados não estruturados, o Qlik Answers™ reunirá dados estruturados e não estruturados em uma única experiência de linguagem natural, fornecendo respostas confiáveis e permitindo ações automatizadas. - Revelado pela primeira vez, o discovery agent identificará proativamente riscos críticos e oportunidades em aplicações e datasets, apresentando insights e ações recomendadas por meio de um feed personalizado. - Demonstrado como um conceito, um pipeline agent permitirá que os usuários descrevam os resultados de negócios desejados de forma conversacional, gerando recomendações automatizadas e projeto dos pipelines de dados necessários. À medida que as empresas enfrentam condições de mercado imprevisíveis e uma pressão crescente para tomar decisões críticas rapidamente, os investimentos em IA aumentaram. Com sua experiência agêntica, a Qlik está focada em ajudar os clientes a transformar dados em decisões e resultados oportunos e de alta qualidade. A experiência agêntica da Qlik foi projetada especificamente para capacitar as equipes a acelerar as decisões e a produtividade em ambientes em rápida mudança. “Esta nova experiência agêntica tem como objetivo eliminar a distância entre os dados, as decisões e os resultados”, diz Mike Capone, CEO da Qlik. "As pessoas querem uma maneira fluida e conversacional de se envolver com seus dados – uma que se encaixe naturalmente em seu trabalho e forneça respostas claras e confiáveis no contexto. Criamos essa experiência para refletir como as decisões são realmente tomadas em uma empresa." “Há uma demanda crescente por IA que faça mais do que gerar respostas – as empresas querem sistemas que possam raciocinar com dados complexos, explicar seus outputs e impulsionar ações”, diz Megha Kumar, Vice-Presidente de Pesquisa de Analytics & IA Global da IDC. “O Qlik Answers combina dados estruturados e não estruturados com automação em uma estrutura governada e explicável. Ele é um forte exemplo de como IA agêntica pode apoiar a tomada de decisões empresariais reais.” “Estamos sob constante pressão para tomar decisões mais rápidas e melhores com dados espalhados pela empresa”, afirma Yuzuru Fukuda, Diretor-Executivo Corporativo, Vice-Presidente Executivo Sênior e CEO da Divisão Empresarial da Fujitsu. “A capacidade de fazer uma pergunta e obter uma resposta confiável e contextual — por meio de relatórios estruturados, conteúdo não estruturado e fluxos de trabalho automatizados — é exatamente o tipo de recurso que esperávamos. Ele tem o potencial de eliminar muitos atritos na forma como as decisões são realmente tomadas.” Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA MIRRHA SANTOS
[email protected]
FONTE: Qlik