Potência e economia: carros que entregam o melhor dos dois mundos tanto na cidade como na estrada

Motores modernos equipados com turbo entregam o máximo de potência com grande eficiência no consumo de combustível

ANDRé ELOI
20/05/2025 16h49 - Atualizado há 15 horas

Potência e economia: carros que entregam o melhor dos dois mundos tanto na cidade como na estrada
Créditos: deepblue4you/iStock
 

Um dos grandes trunfos de um automóvel é ser capaz de entregar potência e desempenho e, ao mesmo tempo, ser econômico. Se antigamente essa conta não fechava, devido à alimentação por carburador que demandava ajustes mecânicos para obtenção de uma coisa ou outra, hoje a injeção eletrônica e a construção cada vez mais moderna dos motores torna isso possível.

 

Avanço tecnológico em prol da eficiência

 

Um exemplo que ilustra bem este cenário é o de motores com 3 cilindros que equipam alguns carros populares. Entregando em torno de 70 cavalos mas podendo chegar a mais de 120 cv nos modelos 1.0 turbo, é mais que muitos modelos 1.6 e 1.8 igualmente populares das décadas de 90 e 2000.

 

Em questão de economia, estes últimos percorriam cerca de 8km por litro de gasolina na cidade, podendo chegar a 12 km por litro nas estradas. Os modelos mais novos de três cilindros podem fazer mais de 15 km/L na cidade, caso do Renault Kwid, por exemplo, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. 

 

Leve e equipado com um câmbio curto, permite acelerações interessantes e boas retomadas, algo essencial para quem pega bastante estrada e precisa fazer ultrapassagens. Outro modelo interessante que alia potência com economia é o Up! Tsi, da Volkswagen. Igualmente equipado com um motor três cilindros aspirado mas com o diferencial de ter um turbo, chega a mais de 100 cv de potência com um consumo de cerca de 13 km/L na cidade e até 16km/L na estrada.

 

Enquanto o Kwid é o carro de mais eficiência energética do Brasil, outros modelos não ficaram muito para trás. Abastecido com gasolina, o Chevrolet Onix 1.0 gera 82 cv mais do que o concorrente francês, com 71 cv - e faz 14km/L em trecho urbano e 17,4 km/L na estrada. Isso vale tanto para sua versão sedan, a Ônix Plus, como para o hatch, com pouquíssima variação.

 

Cumprimento das regras de emissão de gases

 

Vale lembrar que a eficiência energética deste modelos está aliada a uma menor emissão de gases poluentes, algo que por si só já os torna menos potentes porém mais sustentáveis. Essa é uma premissa das montadoras desde que entrou em vigor a nova fase da lei de emissões, correspondente à fase oito do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8).

 

Outros carros bastante populares também cumprem com os requisitos de potência, economia e baixa emissão de poluentes. É o caso do Volkswagen Polo, o segundo carro mais vendido do ano de 2024. Seu motor 1.0 flex é capaz de gerar 77 cv a um consumo de 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Na versão 1.0 Turbo, a potência chega a 109 cv com um consumo de 9,7 km/L  na cidade e 15 km/L na estrada.


Quem busca ainda mais potência, pode ter no Peugeot 208 Turbo uma boa resposta. O hatch chega a ótimos 130 cv com uma média de consumo de 12,4 km/l na cidade e 17,9 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Já quem busca pular de um hatch para um SUV, pode se surpreender com o SUV compacto da Chevrolet, a Tracker.

 

Um dos modelos SUV mais vendidos no Brasil, pode ser encontrado a bons preços quando se procura por uma Tracker em BH, por exemplo. Seu motor 1.0 ou 1.2 turbo gera entre 116 cv e 133 cv, respectivamente, a um consumo entre 13 e 11 km. Ainda possui ótima conectividade e grande espaço interno.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »