Jovens da Fundação CASA em Guarulhos participam de Feira de Profissões

No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, adolescentes se aprofundaram no mundo do trabalho em palestras com profissionais

CAMILA SOUZA
19/05/2025 18h01 - Atualizado há 1 dia

Jovens da Fundação CASA em Guarulhos participam de Feira de Profissões
Fundação CASA/Divulgação
Maio é o mês em que se celebra o Dia do Trabalhador. Para aprofundar o conhecimento dos adolescentes em medida socioeducativa na Fundação CASA Guarulhos, no município da Região Metropolitana de São Paulo, a equipe pedagógica do centro de atendimento, em conjunto com os professores da escola vinculadora, a E.E. Padre August Johannes Ferdinandus Stauder, realizaram uma Feira de Profissões na última quinta-feira (15), com direito a exposição de profissões e palestras com professores de uma escola técnica particular do município.

Nas salas de aula do espaço socioeducativo, os jovens expuseram cartazes com desenhos e informações sobre profissões, enquanto os professores da escola vinculadora debateram sobre o mundo do trabalho: a importância da capacitação técnico-profissional, o planejamento de carreira, a escolha de uma área de atuação, entre outros temas. Os adolescentes ainda compreenderam sobre as duas áreas com alta demanda de trabalhadores hoje, tecnologia e saúde.


Os professores Eduardo Firmino, Anderson Bernardes e Fabiana Alves, da unidade de Guarulhos da Grau Técnico, exploraram com os jovens as tendências e perspectivas do mundo do trabalho em três palestras.

Firmino discutiu a realidade do mundo do trabalho hoje e a empregabilidade, em especial para quem pretende conseguir o primeiro emprego. Bernardes, por sua vez, focou na formação e a empregabilidade atualmente no setor da tecnologia, um setor com alta demanda por mão de obra especializada, sem deixar de abordar as perspectivas para quem pretende ingressar na área. Já a enfermeira e professora Fabiana Alves trouxe o panorama das profissões na área da saúde, em especial aquelas relacionadas ao cuidado humano, como enfermagem e técnico de enfermagem.

“Os adolescentes se mostraram interessados e participaram efusivamente das palestras”, comentou o coordenador pedagógico da Fundação CASA Guarulhos, Edcarlos dos Reis Limas. Toda a preparação dos jovens, debates e produções em sala de aula aconteceram entre o final do mês de abril e a primeira quinzena de maio.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, avalia a importância da introdução dos adolescentes atendidos ao mundo do trabalho. “Na Fundação CASA, os adolescentes com mais de 14 anos já são inseridos em cursos de educação profissional básica durante o cumprimento da medida socioeducativa justamente para terem o primeiro contato com o mundo das profissões. O trabalho, na época mais adequada da vida deles, é um dos caminhos para a reinserção social, e debater isso, trazendo experiências de profissionais que já atuam, só enriquece a formação deles”, conclui a presidente.

No dia 1º de maio é mundialmente comemorado o Dia do Trabalhador ou do Trabalho. No Brasil, a data foi oficialmente instituída no governo do presidente Arthur Bernardes, pelo Decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »