Mãe empreendedora: Cristina Boner fala sobre equilíbrio entre maternidade e carreira

ANDREIA SOUZA
15/05/2025 10h59 - Atualizado há 1 dia

Mãe empreendedora: Cristina Boner fala sobre equilíbrio entre maternidade e carreira
divulgação

Neste Dia das Mães, a data serviu para além da celebração da afetividade e do cuidado materno: também é uma oportunidade de reconhecer mulheres que transformam o mundo ao conciliar a maternidade com papeis de liderança. Uma dessas figuras inspiradoras é Cristina Boner, empresária de destaque e referência no setor de tecnologia da informação no Brasil.

No dinâmico universo do empreendedorismo, Cristina Boner se destaca não apenas como uma das principais figuras femininas da tecnologia no Brasil, mas também como um exemplo de mulher que conseguiu conciliar com sucesso a vida empresarial e a maternidade. Com grande capacidade de organização e definição de prioridades, ela encontrou formas eficazes de equilibrar sua carreira com a missão de educar suas filhas.

O fenômeno do empreendedorismo materno tem ganhado força no país. Cada vez mais mulheres escolhem empreender como forma de ter maior autonomia sobre seus horários e poder estar presentes na vida dos filhos. Dados recentes apontam que 68% das mães brasileiras optam por abrir seus próprios negócios após a maternidade, atuando como autônomas, profissionais liberais ou microempreendedoras.

Cristina Boner começou sua carreira no início dos anos 1990, após se formar em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília. Atuou inicialmente em instituições como o Serpro e o grupo Pão de Açúcar, mas seu espírito empreendedor logo falou mais alto. Em 1992, fundou a TBA Informática, empresa que viria a se tornar uma holding de peso no ramo tecnológico. Pioneira, Boner firmou uma das primeiras parcerias brasileiras com a Microsoft, sendo reconhecida pessoalmente por Bill Gates em 1995 como a melhor prestadora de serviços da América Latina.

Cristina, que fez carreira em um dos setores mais exigentes do mercado, compartilha como foi possível unir essas duas frentes da vida. “Ter o apoio da família foi essencial para que eu pudesse crescer profissionalmente sem deixar de atender às demandas das minhas filhas. Delegar tarefas, tanto no ambiente doméstico quanto na empresa, foi uma prática importante para otimizar meu tempo e fortalecer a confiança nas pessoas que me cercam”, afirmou.

Além de executiva de sucesso, Cristina Boner é mãe de três filhas e compartilha abertamente os desafios de administrar uma carreira exigente e, ao mesmo tempo, manter a presença na vida familiar. Segundo ela, o apoio doméstico e uma gestão consciente do tempo foram cruciais para alcançar esse equilíbrio. “Ter a colaboração da família foi essencial para que eu pudesse continuar empreendendo sem abrir mão de estar presente com minhas filhas”.

Cristina também se posiciona como voz ativa na promoção da igualdade de gênero no universo da tecnologia. Ela reconhece que ainda existem muitos obstáculos que dificultam a presença feminina no setor, especialmente devido às exigências de disponibilidade e pressão por resultados, comuns nesse mercado. “É uma área que demanda muita dedicação, inclusive em horários fora do convencional. Por isso, precisamos refletir sobre como torná-la mais acessível para as mulheres”, explicou.

Defensora de políticas de incentivo,Cristina Boner acredita que ações como mentorias e programas específicos para mulheres podem criar um ambiente mais acolhedor e justo. “Precisamos inserir a mulher em espaços onde ela possa desenvolver suas habilidades de forma alinhada à sua realidade, contribuindo para transformações mais amplas na sociedade”, destacou.

Neste 12 de maio, data dedicada às mães, figuras como Cristina Boner nos lembram que o impacto feminino pode ser sentido em todos os campos, da criação de filhos ao desenvolvimento da tecnologia. Sua trajetória mostra que é possível ser mãe e, ao mesmo tempo, ser protagonista de mudanças relevantes em um dos setores mais estratégicos da economia.

Sua experiência mostra que, com apoio, organização e visão estratégica, é possível sim equilibrar maternidade e liderança, inspirando outras mulheres a seguir o mesmo caminho de autonomia e realização.


Leia mais: https://www.linkedin.com/in/cristina-boner-19646694/


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Andreia Souza Pereira
[email protected]


Notícias Relacionadas »