Bandidos miram o campo: roubo e furto de máquinas agrícolas e pick-ups crescem 56,8% e 30,3%, respectivamente

Chama a atenção a procura pelos modelos Hilux, que tiveram alta de 49,8% nas ocorrências, no primeiro semestre

DOC Press Comunicação
15/05/2025 12h38 - Atualizado há 2 dias

Bandidos miram o campo: roubo e furto de máquinas agrícolas e pick-ups crescem 56,8% e 30,3%, respectivamente
Grupo Tracker
            Os três primeiros meses do ano registraram um aumento de 56,8% nos roubos e furtos de máquinas agrícolas e 30,3% nos eventos com pick-ups, na comparação com o primeiro trimestre de 2024. Os dados são do Grupo Tracker, maior em localização e recuperação do país.
            No caso das pick-ups, a alta foi impulsionada principalmente pelos sinistros envolvendo Hilux, com alta de 49,8% nas ocorrências, no primeiro semestre. Os modelos a diesel são os mais visados. “Elas são utilizadas para transporte de cargas e maquinário; muitas vezes os motores são usados para funcionar máquinas agrícolas e geradores de energia; são muito eficazes para circular dentro de fazendas; para o comércio de peças ilegais, devido ao alto valor de mercado; e clonagem”, detalha o gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, Vitor Corrêa. Segundo as autoridades, muitas são levadas para fora do Brasil, principalmente as sinistradas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Elas são vendidas e usadas como moeda de troca no Paraguai.
            Já a alta dos furtos de máquinas agrícolas tem relação com o crescimento do agronegócio e aumento da frota da categoria, com modelos que ultrapassam a casa dos seis dígitos. Segundo Corrêa, “após a prática do delito, os veículos são descaracterizados, com a retirada de placas, adesivos e possíveis identificações e são revendidos em outros estados como GO, PR e MT”.

            Como esses veículos dificilmente trafegam pelas rodovias e ficam alocados em propriedades particulares, o trabalho de identificação e recuperação pela polícia se torna quase impossível. “É muito importante contratar um serviço de monitoramento e rastreamento para essas máquinas”, conclui o gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker.

Sobre a Tracker
O Grupo Tracker possui a maior estrutura de antenas na América Latina. A empresa contabiliza mais de 58 mil recuperações, que evitaram prejuízo superior a R$ 4 bilhões em patrimônio. Atua à frente dos segmentos de transporte e logística, segurador, construção civil, agronegócio e varejo com as tecnologias de radiofrequência, GPS e a combinação das duas (Tracker Log) e os serviços sob demanda, como Telemetria e a Carreta Solar, que são soluções customizadas para projetos específicos.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VANESSA BRAUER
[email protected]


Notícias Relacionadas »