Grupo Edson Queiroz encerra 2024 com crescimento de EBITDA de 36% em relação ao ano anterior, anuncia expansão da capacidade produtiva da Minalba Brasil e investimentos na operação da Nacional Gás

Holding das marcas Minalba Brasil, Nacional Gás, Esmaltec e Sistema Verdes Mares cresce o EBITDA em 34% a.a. nos últimos cinco anos e reforça estratégia de inovação e transformação digital

NAIANE SANTOS
14/05/2025 12h23 - Atualizado há 14 horas

Grupo Edson Queiroz encerra 2024 com crescimento de EBITDA de 36% em relação ao ano anterior, anuncia expansão da capacidade produtiva da Minalba Brasil e investimentos na operação da Nacional Gás
Divulgação
O Grupo Edson Queiroz (GEQ) encerrou 2024 com um resultado expressivo: R$ 1,7 bilhão de EBITDA — sinalizando um crescimento de 36% em relação ao ano anterior e consolidando um crescimento de 34% ao ano nos últimos cinco anos — e receita bruta de R$ 12,8 bilhões, 5% acima de 2023. Os resultados refletem a precisão da estratégia multissetorial adotada pelo grupo.

“Consolidamos um modelo de crescimento sustentável, com desempenho positivo em todas as frentes de negócio. Seguimos investindo em inovação, eficiência e pessoas, focando não apenas em resultados, mas também no impacto social e na relevância de longo prazo”, afirma Carlos Rotella, presidente-executivo do GEQ.


Foco em pessoas e evolução tecnológica

Na frente de cultura organizacional, a companhia reforçou pilares como foco no cliente, inovação e integridade, além de intensificar ações de bem-estar para os mais de 9 mil colaboradores presentes em todo o Brasil. Entre os destaques estão o programa Bem Cuidar, voltado à saúde integral, a adesão ao Empresa Cidadã, que amplia licenças maternidade e paternidade, e o lançamento do programa de ESG.

Em 2024, o GEQ iniciou um processo de evolução tecnológica em toda a companhia, fazendo um grande investimento com a adoção do SAP/4HANA. A mudança para um ERP mais moderno e robusto visa estabelecer uma cultura orientada a dados, promovendo maior agilidade e assertividade nas decisões. A iniciativa tem como objetivo incrementar a integração e padronização da gestão das empresas do grupo, otimizando processos e impulsionando a eficiência operacional, além de disponibilizar uma plataforma sustentável, explorando ao máximo as funcionalidades standards do ERP.

Destaques dos negócios

Nacional Gás - Em um cenário macroeconômico desafiador para o setor de GLP, a Nacional Gás não apenas manteve sua operação estável como registrou crescimento em relação ao ano anterior.
Na Revenda os destaques foram a intensificação na cultura de segurança, reforçando a padronização dos processos de SSMA e ergonomia na operação, a digitalização do processo de vendas, melhorando a experiência do cliente (APP Minha Revenda), o lançamento do plano diretor para otimizar processos e investimentos em logística e abastecimento.
No Empresarial, o desempenho positivo foi alavancado por uma estratégia comercial neste segmento, que contempla mercados como Condomínios, Indústria, Comércio e Agronegócio. Como parte de seu plano de negócio, a empresa também investiu na reestruturação do go to market, em um programa de excelência técnica no atendimento aos clientes e adquiriu uma empresa de medição individualizada, passando a oferecer este serviço para todos os seus clientes.

Minalba Brasil – Uma das maiores empresas de bebidas não alcoólicas do país, a Minalba Brasil atua com um portfólio completo por meio de 12 marcas nas categorias de água mineral, refrigerante, sucos, energéticos e isotônicos. A trajetória da empresa de bebidas do GEQ tem sido marcada por expressivos crescimentos em faturamento e rentabilidade, através do posicionamento de suas marcas e melhorias em eficiência operacional.  O mercado de não alcoólicos tem crescido de forma acelerada e com isto, a empresa prevê, para 2025, investimentos na ampliação de sua capacidade fabril e em novas parcerias para capturar essa oportunidade. Proprietária das marcas mais tradicionais de água do mercado, como Minalba, São Lourenço e Indaiá, a companhia, ao longo de 2024, atuou em estratégias para descomoditização da categoria, visando agregar valor aos produtos, assim como na inovação focada na geração de impacto positivo na sociedade, seja através de produtos – como o produto social Minalba, em parceira Gerando Falcões, através de ações de marketing como o Natal Luz de São Lourenço e o Desafio Minalba, corrida de rua com foco em saudabilidade.
A Minalba Brasil foi a primeira e única empresa brasileira de bebidas não alcoólicas a adotar 100% de tampas com inscrição em braile em suas embalagens em lata.

 
Esmaltec – A empresa de eletrodomésticos do GEQ registrou crescimento impulsionado pelo lançamento de produtos inovadores, como a plataforma de fogões mais moderna do mercado, a linha Ideal, e os refrigeradores Inverter, mais econômicos em consumo de energia da categoria e com certificação A+++ do Inmetro. O fortalecimento das exportações para a América Latina e o avanço no varejo digital consolidaram a estratégia de mercado da marca, que prevê novos investimentos em seu portfólio de produtos e processos industriais. 

Sistema Verdes Mares (SVM) – Um dos principais conglomerados de mídia do Nordeste, a empresa de comunicação do GEQ, segue acelerando sua transformação digital - um processo que ganhou ainda mais impulso nos últimos anos.
Em linha com as plataformas mais avançadas do mercado, o SVM está implementando um projeto estruturante focado em oferecer uma experiência de assinatura integrada e customizada por nicho. Unificando e-commerce, automação de marketing, CRM e ID único, a iniciativa amplia a capacidade do grupo de entregar interações personalizadas e valor em tempo real, do primeiro contato à fidelização. Mais do que uma atualização tecnológica, o movimento sinaliza uma mudança estratégica: o SVM está evoluindo para se posicionar como uma media tech, combinando conteúdo de qualidade com inteligência de dados, performance e inovação contínua.
A empresa também tem apostado no marketing de entretenimento, com destaque para a cobertura de grandes eventos regionais, como as tradicionais festas juninas e micaretas do Nordeste. Além disso, em 2024, recebeu diversos reconhecimentos por suas reportagens especiais, como o prêmio da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) com a série O Artesanato Cearense, veiculado no Nordeste Rural, que levou o 1º lugar, e a matéria Financiamento de Energias Renováveis no Campo, que figurou em 3º lugar, e ampliou a produção de conteúdo próprio. Entre os destaques, está o filme Milagre do Destino, longa exibido recentemente na Tela Quente, da TV Globo, em rede nacional, e que também está disponível no Globoplay.

Visão de futuro
A visão de futuro do GEQ parte de um princípio claro: continuar crescendo com impacto positivo. Para isso, o grupo tem reforçado sua governança, ampliado o uso de dados para tomada de decisão e desenvolvido projetos com foco na eficiência operacional e na geração de valor para todos os públicos com os quais se relaciona.
Com uma trajetória marcada pela solidez e capacidade de adaptação, o Grupo Edson Queiroz segue se posicionando como um dos protagonistas do setor empresarial brasileiro — preparado não apenas para acompanhar as transformações do mundo, mas para liderá-las com responsabilidade e propósito.


Sobre o GEQ
Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz está presente em diversos momentos da vida dos brasileiros, com um portfólio diversificado que inclui energia (Nacional Gás), eletrodomésticos (Esmaltec), bebidas não alcoólicas (Minalba Brasil) e comunicação (Sistema Verdes Mares). Com mais de 9 mil colaboradores, o grupo mantém uma cultura de ética, inovação e compromisso com o desenvolvimento do país.

Em 2025, celebramos o centenário de Edson Queiroz, fortalecendo a conexão do legado do fundador com o futuro.
 
Informações para imprensa
[email protected]

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
APARECIDA NOIAMA DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »