As escolas municipais de São Paulo estão participando, ao longo do mês de maio, de duas iniciativas voltadas à educação no trânsito: “Na Pista Certa”, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e “Andar de ônibus em SP”, da SPTrans. Os programas têm como objetivo promover experiências educativas e de cidadania para estudantes da rede pública, por meio de atividades práticas e lúdicas.
O projeto “Na Pista Certa”, realizado em parceria com a Fundação Mapfre, atende crianças de 4 a 12 anos com atividades que simulam situações do cotidiano no trânsito. A estrutura foi instalada na Praça da República nos dias 8 e 9 de maio e será levada ao CEU Água Azul nos dias 19 e 23. A ação destaca a importância da sinalização, da convivência segura e de valores como inclusão e respeito.
Já o programa “Andar de ônibus em SP” é direcionado a estudantes de 8 a 10 anos de escolas municipais localizadas em territórios de CEUs. A estimativa é que 400 alunos participem da atividade, que ocorrerá nos CEUs Freguesia (14/05), Vila Alpina (21/05) e Jaguaré (28/05), sempre às 10h. A ação visa apresentar o transporte público como espaço de aprendizado e cidadania.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, as iniciativas reforçam a formação cidadã ao integrar conteúdos sobre segurança, responsabilidade e convivência ao cotidiano escolar. As ações fazem parte da agenda de educação no trânsito da Prefeitura de São Paulo.