São Paulo inaugura a primeira ÁREA DE POUSO 01, e entrega 60 motolâncias ao SAMU

Nova estrutura de resgate na Marginal Tietê reforça atendimento de urgência e marca avanço na saúde pública da capital

CLAUDIANA
07/05/2025 22h43 - Atualizado há 9 horas

São Paulo inaugura a primeira ÁREA DE POUSO 01, e entrega 60 motolâncias ao SAMU
Divulgação


A cidade de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (6) ÁREA DE POUSO 01, sendo a  primeira área de pouso  urbana de resgate, localizado no canteiro central da Marginal Tietê, próximo à Ponte da Vila Maria. A estrutura, inédita na capital, foi idealizada pelo vereador Major Palumbo e tem como objetivo ampliar a agilidade no atendimento de emergências médicas, principalmente em áreas de difícil acesso e com tráfego intenso.




O equipamento será utilizado por equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros e GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências), permitindo operações de transporte aeromédico mesmo em condições adversas. A área de pouso conta com balizamento noturno, sistema de iluminação, biruta e cercamento, o que possibilita pousos e decolagens 24 horas por dia.


“Estamos entregando estruturas que salvam vidas. A área de pouso 01,  e as novas motolâncias são entregas estratégicas que ampliam a capacidade de resposta da cidade em situações de urgência”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

Durante a cerimônia, também foram entregues 60 novas motolâncias ao SAMU, elevando a frota de 20 para 80 veículos. As motolâncias são fundamentais para agilizar o atendimento em locais de difícil acesso, como corredores congestionados e ruas estreitas.


“Estamos priorizando ações concretas que fortalecem os serviços essenciais. Com essas entregas, o SAMU ganha ainda mais agilidade e mobilidade”, destacou o vereador Major Palumbo, idealizador do projeto.

A diretora do SAMU, Dra. Nádia Afif, também ressaltou o impacto positivo da nova frota:
“Com as motolâncias a gente vai ganhar muito mais agilidade. Os profissionais que atuam nelas foram muito bem selecionados e passaram por treinamentos do nosso núcleo de ensino e pesquisa. São enfermeiros e técnicos preparados para o melhor atendimento à população de São Paulo.”

O secretário municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco, reforçou os avanços recentes na rede municipal:
“Hoje estamos entregando 60 motolâncias e inaugurando o primeiro heliponto de resgate da cidade, que vai ajudar muito em acidentes graves. Ampliamos de 80 para 120 ambulâncias em 2024, o que já diminuiu o tempo de resposta. Com as motolâncias, vamos avançar ainda mais.”

Também participaram do evento o secretário adjunto da Saúde, Dr. Maurício Serpa, o deputado estadual Capitão Telhada, o secretário de Limpeza Urbana, Osmário Ferreira, e o secretário municipal das Subprefeituras, Fabrício Cobra.

A área de pouso  é a primeira de uma série de estruturas planejadas para outras regiões estratégicas da cidade, como as marginais Tietê e Pinheiros, e a Represa de Guarapiranga. O projeto foi desenvolvido com o apoio técnico do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAVPM) e da Secretaria das Subprefeituras.

A iniciativa representa um avanço significativo na modernização do sistema de emergência da capital e reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde pública, a mobilidade e o salvamento de vidas.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLAUDIANA DO ROSARIO SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »