Manejo da dor e febre mantêm os cavalos saudáveis e com elevado desempenho

Veterinários e criadores sabem que os cavalos nem sempre demonstram dor de forma evidente, o que torna o monitoramento clínico contínuo ainda mais relevante

MARIANA TABATIANO
07/05/2025 12h41 - Atualizado há 7 horas

Manejo da dor e febre mantêm os cavalos saudáveis e com elevado desempenho
freepik

Cuidar da saúde dos equinos vai muito além de oferecer alimentação balanceada e ter rotina de exercícios. A atenção aos sinais clínicos, como dor e febre, é essencial para preservar o bem-estar e evitar o agravamento de doenças. "Dor e febre são sinais de alerta do organismo. Identificar esses sintomas e agir rapidamente pode prevenir complicações mais graves e preservar a saúde do animal", explica a zootecnista Paula Kawakami, coordenadora de produtos para grandes animais da Syntec.

Veterinários e criadores sabem que os cavalos nem sempre demonstram dor de forma evidente, o que torna o monitoramento clínico contínuo ainda mais relevante. "A checagem regular de temperatura corporal, frequência cardíaca e respiratória, coloração das mucosas e comportamento pode revelar precocemente alterações que comprometem a saúde e o desempenho do animal", ressalta a especialista.

Paula ressalta que o uso correto de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), a hidratação frequente e a identificação da causa da febre são fundamentais no tratamento. Ela destaca ainda que o manejo da dor exige atenção especial. "De cólicas a lesões musculares, a dor pode afetar o apetite, a locomoção e o bem-estar geral do cavalo. Além de medicamentos analgésicos, repouso e terapias complementares, como fisioterapia, são importantes para a recuperação do conforto e melhoria da qualidade de vida dos animais, sejam eles atletas ou utilizados em outras atividades, como lida."

O monitoramento clínico regular e o manejo adequado da dor e da febre ajudam a manter não apenas a saúde dos equinos, mas o seu desempenho em atividades esportivas, reprodutivas e no trabalho no campo. "Investir em cuidados preventivos é sempre mais seguro e econômico do que tratar problemas já instalados", assinala Paula Kawakami.

Como aliada nesse cuidado, a Syntec oferece Fenilbutazona, um AINE (Anti-inflamatório não esteroide) com propriedades analgésica e antipirética. Sua ação consiste na inibição da enzima ciclo-oxigenase, o que reduz a síntese de prostaglandinas — substâncias responsáveis por processos inflamatórios, dolorosos e febris. O produto é indicado para o tratamento de inflamações, dores e febre, inclusive as associadas ao sistema musculoesquelético.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com mais de 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DE SOUZA MARTINS
[email protected]


Notícias Relacionadas »